sábado, 19 de dezembro de 2009

Era uma vez uma avaliação contínua...

Era uma vez uma avaliação contínua que vivia na Faculdade de Direito de Lisboa feliz e contente, achava-se o melhor método de avaliação, porque tinha critérios justos e conhecidos pelos alunos, conseguia que todos se sentissem satisfeitos, porque os motivava. Até que um dia a avaliação contínua acordou e apercebeu-se que não funcionava mais que no plano teórico, quando na realidade existem professores que não a entendem bem, sendo que cada um "cria" os seus próprios critérios e adapta-os às especificidades dos alunos, digamos que é uma questão de justiça relativa/concreta. (!) O ideal para motivar os estudantes no estudo intenso que aí se segue. Porque é óptimo quando nos sentimos recompensados e acreditamos plenamente na nossa instituição de ensino. Devem ser coisas do Direito, pode ser que os alunos ao sentirem injustiças na pele, aprendam por magia o que é verdadeiramente a Justiça. Ai Fdl, Fdl... A nossa sina.

25 comentários:

  1. é assim a nossa Academia! Podre de dentro para fora!

    ResponderEliminar
  2. é triste esta realidade da fac.. mas temos de nos unir para mudar

    ResponderEliminar
  3. Muito bem... De facto é impressionante a incoerência destes estudantes... Não tem tomates para candidatar-se à associação de estudantes e então tentam fazer uma associação sombra... Uma espécie de Governo Sombra, só que sem qualidade para tal...

    Assume a posição, façam uma lista para associação de estudantes ou não passam de um grupo de meninos mimados do berloque e uma facção da jsd?! Enfim... tristes...

    Assume as coisas como são... Não será em movimentos que dará algo, a associação é que tem o poder para poderem estar dentro das coisas... Eu compreendo que sem apoio perdem as eleições, porque a democracia funciona assim, e sei como mimados que são têm medo da democracia e serem rejeitados!

    Sejam sérios!

    ResponderEliminar
  4. mais listas?! nao temos que chegue? isto é mais uma tertulia sombra que uma associaçao sombra! ou entao uma sombra apenas...

    ResponderEliminar
  5. Caro Sr. Baby-Boy-Swim (escrito como se fosse um menina beta de 14 anos, com alternância de maiúsculas e minúsculas, apesar de ter 23 anos),

    Asseguro-o que o movimento alternativo para alunos, tanto quanto eu conheço dos seus membros, é profundamente apartidário e desinteressado da formação de uma lista à AAFDL porque, a não ser que discorde - e, se discordar, presumo que não ponha os pés na FDL há anos - acreditamos que esta deixou de conseguir desempenhar efectivamete as funções a que se propõe, e que é necessário, de facto, uma oposição para mobilizar e motivar os alunos e os incentivar a participar activa, crítica e responsavelmente na gestão dos assuntos da Faculdade. Tem vindo a RGA's ultimamente? os alunos que vão e não são titulares de órgãos da AAFDL contam-se pelos dedos; as propostas são aprovadas acriticamente; há cada vez mais alunos que se alheiam voluntariamente da vida da FDL por verem que as suas organizações estudantis se encontram sujeitas às leis do tacho e do conformismo.

    Já agora, acho que, francamente, triste é a sua intervenção bacoca neste fórum, que revela uma total ignorância ou um bovino conformismo à forma degradante e negligente como os órgãos representativos dos estudantes têm funcionado. Para além do mais, as acusações que faz revelam falta de maturidade, por incapacidade de ouvir e criticar com argumentos de gente crescida, apesar de já ter idade para ter juizinho e saber apreciar ou respeitar uma organização recente que pretende apenas mobilizar o corpo estudantil para tomar parte nos assuntos que lhe dizem especificamente respeito.
    Contudo, com um nick desses, só o posso considerar como inimputável; aposto que envia mensagens no Hi5 a dizer «aMiGaX 4eVa!!!».

    Cumprimentos,
    R.S.Neves

    ResponderEliminar
  6. Ao Rafael Silveira Neves, meu ilustre conhecido.

    Não posso concordar quando dizes que "acreditamos que esta [AAFDL] deixou de conseguir desempenhar efectivamete as funções a que se propõe". Isto, contudo, e como aliás uma miríade de questões, é algo que terei todo o prazer em falar contigo num qualquer dia, numa Bar Velho perto de ti.

    Seja como for, as minhas felicitações aos fundadores do Movimento. Ao menos, e ao contrário do que se passa com a (preocupante e) esmagadora maioria dos estudantes da nossa Faculdade, demonstram interesse, preocupação e, sobretudo, demonstram desejo. Das palavras à acção vai um longo caminho mas isso já é outra história.

    Não me posso, no entanto, despedir sem fazer um pequeno reparo. Por muito hiperbólica que seja a figura de estudantes que não são titulares de órgãos escolares e que se contam pelos dedos, ela não deixa de ser falsa. Se o fosse, seria muitíssimo preocupante. O que quero dizer é que o desinteresse, o marimbismo, esses, existem. E se existem não é por culpa de Associação Académica, tal como não o é de uma qualquer outra associação de estudantes de uma qualquer outra faculdade. A culpa é de todo e cada um de nós, do corpo estudantil. A culpa é do facilitismo, do borra-botismo, daquele marimbismo que se perpetua a si mesmo.
    Portanto, e para acabar, não posso admitir que se diga que a Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa é culpada pela actual situação (deplorável) da vida académica, tanto em termos pessoais como colectivos. Não posso, então, admitir que se diga que as "organizações estudantis se encontram sujeitas às leis do tacho e do conformismo", tal qual uma meretriz de vende por dinheiro. Isso não é verdade e, se fosse, não devemos tomar partes pelo todo. A não ser, claro, que toda a pessoa seja tachista e aí calar-me-ei, pois.

    Sem mais assunto, um abraço e desejos de um Santo Natal e próspero Ano Novo para ti e para qualquer leitor deste comentário.

    H.G. Capelas

    ResponderEliminar
  7. Caro Colega "R.S. Neves" (suponho autor do blog),


    Não pode mostrar-se intolerante no que toca à desconfiança de qualquer aluno/leitor relativamente ao apartidarismo ou não de qualquer blog ou o que for que se crie em torno da temática FDL.

    Vejamos, este ano criaram um grupo de praxe que à partida nada se relacionaria com Política/Listas... E, a verdade nua e crua surge diante dos nossos olhos, o seu líder criou uma Lista. Que coincidência não concorda? Caloiros ainda que menos de 500, uma Lista, um Top Veterano...

    ResponderEliminar
  8. Caro Sr. Rafael,

    Não lhe vou explicar o porquê do meu nick, nem razões da minha participação aqui, porque seres acéfalos não terão capacidade para o entender!

    De facto é apartidário... Um dos representantes é do berloque é um facto ou não?! Tem militantes dissidentes da JSD, é um facto ou não?!

    Pois claro que não é uma sombra à Associação de Estudantes... Que eu saiba os representantes dos estudantes são eleitos pelos estudantes, e os estudantes devem confiar nos seus representantes ou estou errado? Qual fala em tachos, vejo que é isso que procura e nada mais e algum protagonismo como você diria: "bacoco" e eu acrescento: provincianismo.

    É engraçado ler-lhe e saber que não é uma oposição à Associação de Estudantes: "acreditamos que esta deixou de conseguir desempenhar efectivamete as funções a que se propõe, e que é necessário, de facto, uma oposição para mobilizar e motivar os alunos e os incentivar a participar activa"
    então são mesmo o quê?! Parece que apanhou o chamado sindrome do MRS, veja lá se não é contagioso...

    Esse desinteressadamente à Associação de Estudantes releva oportunismo e uma falácia total em relação aos objectivos deste "movimento de incapazes de candidatarem-se à Associação".

    Eu vou-lhe explicar outra coisa, se a Associação não cumpre as suas funções, no entanto os elementos deste "movimento de incapazes de candidatarem-se à associação" estão sempre nas festas e dizem que gostam... O que demonstra que parte o papel da Associação está a ser cumprido... Agora falta outro papel, aquele de "sindicalista" de uma CGTP, coisa que esta direcção parece que falhou, no entanto o orgão competente para o fazer, relembro: é a Associação de Estudantes e não um grupo de meninos ressabiados e mimados que querem ter protagonismo e tacho!

    Eu estarei atento a este movimento de tachistas e incapazes de candidatarem-se à associação de estudantes, que não passam de oportunistas e que procuram ganhar algum protagonismo...

    Mas não esquecer há eleições no próximo ano, e a direcção da associação de estudantes deve ser avaliada nas urnas e não por um grupinho de meninos e meninas mimadas!


    Enfim...

    Post Scriptum 1: Não escrevo amigas 4ever e essas tretas, porque já passei essa fase...

    Post Scriptum 2: Se eu escrevesse com o meu nome fosse ficará sem saber quem eu era, por isso continuo a usar o nick e assim você vai reflectido e ao menos ri com o nick, mas num determinado dia saberá quem sou!

    ResponderEliminar
  9. Bem iria responder à pura estupidez que emana do comentário do Baby Boy (WTF?!realmente o amigo Neves tem razão), mas há outros comentários mais sérios a responder - pelo menos não tratam de assuntos puramente relacionais/afectivos e do despeito e intolerância à rejeição.

    H.G. Capelas,

    Obrigado pelo contributo neste Blog, é sempre bom ver a participação de pessoas que à primeira impressão não o iriam fazer. Concordo contigo (se me permites, caso contrário tratarte-ei com maior formalidade sem problema algum), quando afirmas que a culpa não é puramente da AA.

    O desinteresse dos alunos, é um reflexo da sociedade portuguesa actual. Não há dúvida.
    Mas, creio sinceramente que a AAFDL, não faz, o esforço necessário para que tal conformismo de supere - e por isso nasceu o MAPA, como uma forma de colmatar a falta de capacidade que denota a AA de enquadramento da massa estudantil. Da palavra à acção, é apenas um passo, são necessários é os meios... e de meios não carece a AA, talvez de vontade e capacidade em reconhecer que é preciso fazer mais!

    O MAPA, irá, com toda a certeza, agir o mais e melhor que puder no interesse dos alunos. Aliás, em tão pouco tempo, já conseguiu juntar alguma expressão, não te parece? Já cumpriu alguns objectivos, pelo menos chamou à atenção das listas candidatas a AAFDL, de um bom número de alunos...

    Os melhores cumprimentos.

    Quanto comentário anónimo feito às 15:15 (hora do Blog),

    Agradeço igualmente o contributo, mas tenho de esclarecer alguns pontos:

    Parece-me evidente o apartidarismo do MAPA, uma vez que é composto por militantes de mais partidos que os representados na AR.

    Depois, gostava de saber quem é esse suposto líder... Uma vez que, embora a maioria não saiba, o MAPA foi fundado por quatro pessoas. Quem gere, as plataformas de informação é digamos, um orgão colegial, actualmente com seis alunos. mas o MAPA são todos os apoiantes, todos os alunos (assim se pretende)

    Melhores cumprimentos,

    Pedro Pires.

    ResponderEliminar
  10. Só um pequeno reparo ao teu cometário Baby Boy, pois não merece mais:

    A acefalia que acusas é, nada mais nada menos que um espelho da tua autoprecepção. Compreensivel.
    Estamos todos solidários, pois notamos isso das tuas palavras e motivações.

    E enfim, agradecemos a atenção darás ao Blog, espero que continues a divertir os que por aqui passam.

    Obrigado.
    Pedro Pires.

    ResponderEliminar
  11. Madeixas da Secretaria21 de dezembro de 2009 às 00:42

    baby boy, vai brincar ao farmville, que é mais adequado à tua inteligencia (ou falta dela).

    ResponderEliminar
  12. Relativamente à critica feita à suposta lista criada por um top veterano,e no aproveitamento das praxes ja a pensar nas listas, por favor nao falem do que não sabem. Nenhum top veterano fundou listas. Se querem criticar, informem-se primeiro, nao venham é criticar factos que nao existem, caindo no ridiculo

    ResponderEliminar
  13. Quanto ao top veterano. Pensei não ter percebido bem a crítica confesso. E por isso me abstive na altura de comentar, contudo parece que não estou só nesta interpretação:

    De facto, não parece razoável a crítica ao "top" veterano.

    Parece bastante normal que o "top" das listas seja composto por alunos que não sejam caloiros, por razões obvias.

    Um aluno que acaba de ingressar na faculdade, não sabe ainda: os problemas da faculdade, não conhece a faculdade como um organismo complexo que é, as suas características específicas que a tornam diferente de tudo o que já viveu até então. Por outro lado, é uma questão prática:

    Os alunos recém chegados ao ensino superior, vão ter um período de adaptação que é bastante complicado - basta ver no número de pessoas que desiste no primero e segundo ano; ora tais dificuldades num orgão de tamanha importância só podem resultar em uma de duas coisas: ou o aluno, com o trabalho que tem na AA descura dos estudos - que não é de todo o que se pretende; ou o aluno descura do seu trabalho na AA - o que era aterrador do ponto de vista da colectividade e da responsabilidade que sobre ele impende.

    Agora, parece-me essencial, que os alunos seja de que ano for(!) se envolvam na vida da faculdade: que votem, que apresentem as suas queixas, agradecimentos, ideias à AA, que participem nos núcleos e movimentos estudantis da faculdade, que colaborem directamente com a AA, enfim....que vivam a faculdade no mais que puderem.

    Não é uma questão de discriminação, é uma questão de lógica e protecção de todos os alunos. A meu ver.

    Melhores cumprimentos,
    Pedro Pires

    ResponderEliminar
  14. mas quem é esse top veterano?

    ResponderEliminar
  15. Bom dia a todos.

    Estudei na Faculdade de Direito de Lisboa em tempo áureos, logo no pós-25 de Abril, quando aquela faculdade vibrava a cada movimento e era força pura de crítica e opinião. É com imensa pena que tenho assistido ao decair na nossa Faculdade, estamos a ser engolidos no mercado de trabalho pela Ordem e por outras faculdade em ascensão. Falaram-me neste blog e vim espreitar. Fiquei contente, fez-me lembrar a coragem de erguer a voz em prol dos alunos sem querer ganhar um lugar na Associação para depois isso funcionar como catapulta para o mercado de trabalho (só para esses "felizardos"). Tivesse existido coragem e sensatez para um movimento como estes tivesse surgido antes e creio que a Faculdade não estaria como está. Tem-me chegado relatos completamente aberrantes de filhos de colegas meus que estudam aí e é sempre com aquele sentimento de quem um dia aí pertenceu, é realmente uma pena. É urgente denunciar as situações que aí se passam e aconselho-vos mesmo a comunicar algumas situações à comunicação social (infelizmente só assim algumas coisas mudam em Portugal!).

    Quanto à questão do partido político das pessoas do movimento, sejam de que partido sejam, o que interessa isso, filhos? O mais importante é conseguirem abdicar das regalias de irem para a Associação (como sei que muitos já foram convidados e rejeitaram) para trabalharem por este movimento para todos. O problema da vossa geração é que sempre que surge alguém capaz, vem todos tentar jogar a abaixo! Não é culpa vossa, foram educados para um mundo competitivo, demasiado competitivo, onde a força de algo, pode ser uma ameaça à vossa própria luz, onde têm que ser voces, porque motivo seja a brilhar. Mas atenção, não podem jogar tudo abaixo, mesmo quando algo surge exclusivamente para o vosso bem. Senão correm o risco agravar as coisas que já estão más. A união faz a força, unam-se! Tenham essa coragem e sejam humildes (não sempre o conflito significa ganharmos nós um lugar ao sol).

    Força, vou seguir este blog e acredito que podem fazer alguma coisa.

    Estarei ao vosso dispor e contactarei com voces para vos dar o meu contacto, caso de precisem de algo

    Com os melhores cumprimentos

    José Carlos Gonçalves Santos

    ResponderEliminar
  16. Que lista é que foi criada pelo lider de um grupo de praxes?

    ResponderEliminar
  17. Se aquilo é o que consideram um Top Veterano, muito me entristecem. Quão cegos têm de estar para não reparar que o "Top" Veterano era movido por sede de poder? Se o "Top" Veterano estivesse desinteressado tinha afixado cartazes para mais veteranos se juntarem ao grupo de praxe! Se o "Top" Veterano estivesse desinteressado não teria mais de uma dezena de afilhados, ao contrário do que o Código de Praxe determina, e que o "Top" Veterano ajudou a aprovar! Será que esse "Top" Veterano subitamente tão interessado esteve presente nas reuniões de discussão do Código de Praxe?
    `
    Antes tivesse o "Top" Veterano criado a Lista X, em vez disso aceitou fazer parte da Lista B, mudando-se depois para a X onde uns quantos pirralhos do Bloco de Esquerda (sem coragem nem a imagem para encabeçar a lista) lhe deram apoio e um tacho maior, que este "Top" Veterano, considerado por alguns (na generalidade caloiros inconscientes) a elite da Faculdade, resolveu aceitar...

    Agora que vim criticar factos existentes e penso estar informado, visto que também frequento o Bar Novo e tenho ouvidos, gostava que o Anónimo defensor do "Top" Veterano me respondesse.

    ResponderEliminar
  18. (anónimo do comentário das 15:15):

    Ainda bem que o colega João me compreendeu bem.
    Era exactamente aí que eu queria chegar.

    Para os colegas que não perceberam, o que se tá a questionar não o facto de ser veterano ou de ser caloiro mas exactamente o expresso pelo colega João.
    Conquistar caloiros pela dedicação a dias "extra" de praxe, que passam a idolotrar o seu "top veterano" (criador desses mesmos dias) e meses mais tarde o seu ídolo candidata-se a Presidente por uma lista que atribui o nome de X.

    Já para não falar que o nosso caro X'man como o colega João bem referiu, era o braço direito da B uma semana antes de criar a X. Estranho não é? Como as pessoas mudam repentinamente de ideias lados, valores, listas!

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Caro João e caro Anónimo (um dos...),

    Em primeiro lugar queria pedir algum respeito por este espaço. Segundo o que já li a ideia dos fundadores do MAPA é discutir de forma saudável os problemas da Faculdade de Direito de Lisboa.

    Não se pretendem ataques mais ou menos pessoais ("X-man", "top veterano" ou "pirralho do bloco"). Acredito que tenham mais que isto para dizer, peço portanto que o digam. Preocupem-se mais com a Faculdade do que com qualquer lista ou qualquer candidato à AAFDL.

    Em segundo lugar já percebi que estão muito longe de conhecer a origem da Lista X e as motivações do Daniel Reis e de todos os que com ele estão. Para vos esclarecer, se assim quiserem, sugiro o mail da Lista X. Teremos todo o gosto em responder às vossas dúvidas. Este não é o espaço indicado para tal.

    Com os melhores cumprimentos, e votos de um óptimo 2010.

    ResponderEliminar
  21. metem-me nojo, parecem batedores do mister praXe

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Caro Joao, como pediste, e no papel de suposto defensor do top veterano, aqui estou eu para te responder. Começando pela parte de eu ter pedido para se informarem antes de criticarem, volto a fazer o mesmo pedido. Já que pareces saber tanto sobre o surgimento na lista, e visto que eu fui uma das pessoas que apoiou o Daniel na sua decisão, é no mínimo caricato ver que sou apelidado de pertencer ao Bloco de Esquerda, o que quase me faz sentir insultado, e denota bem o teu elevado nivel de informação.Portanto, talvez a tua pesquisa pelo Bar Novo não tenha dado resultados muito fiáveis.
    Quanto à falta de coragem, se eu não a tivesse, não teria andado nas ultimas semanas a trabalhar para uma lista, sem o esconder publicamente. Se nenhuma das pessoas que criticas está a candidatar-se para ser presidente, talvez seja porque acreditamos que há pessoas melhores para desempenhar esse cargo. Se vês algum mal nisso, eu pessoalmente, não vejo.
    Quanto ao aproveitamento das praxes, digo-te em meu nome e das pessoas envolvidas na Lista X, ninguém aproveitou esse período para no futuro poder vir a fundar uma lista. Nas praxes participou quem quis, e toda a gente falou nisso, portanto ninguém foi excluído à partida. Quanto ao Daniel, como o Rafael já referiu, se ele apenas aderiu ao projecto meses depois de terminarem as praxes, não vejo como é possível ele ter aproveitado coisa alguma para fazer campanha. No que toca ao resto dos participantes das praxes, falando por mim e pelos que me são próximos, igualmente ninguém se aproveitou desse período. Se tiveres informações em contrario, com muito gosto falarei contigo sobre o assunto.
    Finalmente, se os “batedores” te metem nojo,nao vi aqui batedores de ninguem, apenas pessoas a defender os seus pontos de vista. Nao é esse o objectivo deste blog?

    ResponderEliminar
  24. deixem as telenovelas das listas para outros blogs. Este é um blog dos alunos para os aluno e sobre - apenas - os problemas dos aluno e das suas instituições representativas.

    as lisas NADA têm a ver com o MAPA; e o MAPA NADA tem a ver com as listas; o mesmo se diga dos partidos, do BE, do CDS, do MEP, nenhum deles tange o MAPA, que, aliás, inclui partidários de ideologias que vão desde a Democracia Cristã «old school» a trotzkistas e socialistas e social-democratas.

    querem apresentar pontos de vista próprios? perfeito! abram-se a nós e falem - naturalmente, do modo mais civilizado possível - mas este Blog será o ÚLTIMO da web a servir de campo de batalha a contendas fofoqueiras de diz-que-diz-do-tipo-das-praxes geradas à volta de uma imperial na esplanada do Bar Velho ou do Bar Novo que não interessam a ninguém; este Blog será o ÚLTIMO, o ÚLTIMO a servir de palco para os circos de cacique - que a vossa lista,salvo o erro, não pratica e por isso vos desejo as maiores felicidades e muita sorte na campanha - que têm vindo infectar a Academia mais nobre da Universidade de Lisboa!

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar