segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Carta aos Alunos

Caros alunos,

As enfermidades das quais a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) padece são, na sua grande maioria, profundas e cuja resolução não se afigura fácil. Esta dificuldade prende-se com o facto de muitos dos problemas da FDL estarem profundamente enraizados na mesma.
Vejamos o caso da Apatia Estudantil.

Os Alunos não se interessam, não se preocupam com o que se passa na Faculdade e que os afecta. Os Alunos não podem descurar a realidade em que vivem, não devem desligar-se dela. Se não formos nós (Alunos) a lutar por uma melhor Academia quem o fará?

É preciso perceber, interiorizar e, sobretudo, acreditar que os Alunos, unidos, são uma massa critica difícil de ignorar. Hoje, esta unidade não existe e por isso as relações de poder Professor-Aluno estão tão desequilibradas. E é por estarem desequilibradas que cada vez menos a voz dos Estudantes é tida em conta. As próprias Associações de Estudantes (AE) estão enfraquecidas na sua base. Que credibilidade tem a AE nos órgãos onde tem assento?
Actualmente a AE não representa os Alunos, apenas uma pequena parte deles. E isso tem de acabar. Temos de remar todos em uníssono, senão dificilmente iremos conseguir mudar o estado de alma da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Uma Associação de Estudantes que efectivamente represente todos os Alunos (enquanto corpo/grupo) não pode ser uma utopia, tem de ser uma realidade.
Acreditamos que, quando tal acontecer, as relações de poder equilibrar-se-ao e os Docentes passarão a dar-nos a importância e a legitimidade devidas.

Porque a FDL somos nós!

O papel que o MAPA quer desempenhar é o de "espevitar" os Alunos, instiga-los à reflexão, à critica. Desperta-los, estimula-los e alerta-los para os assuntos/temas inerentes à Academia. O MAPA não pretende ser uma força bloqueadora, mas sim impulsionadora e pró-activa.

Desenganem-se aqueles que acham que o MAPA é contra as Listas e a AE. Nós somos a favor de todas as Listas, quer ganhem ou não. Porque, acima de tudo, o MAPA é a favor das ideias e de todos os projectos que tenham como objectivo quebrar a apatia em que a classe estudantil está mergulhada e que possam melhorar aquilo que muitos chamam de "2ª casa".

Importa referir e reforçar, uma vez mais, que o mais importante é a união dos Alunos, não a divisão. É por isso urgente acabar com as intrigas e os mal entendidos no seio dos Alunos. É altura de deixar de parte os interesses pessoais de cada um e juntar forças. O MAPA quer motivar os Alunos para tal propósito. Por isso, achamos que desempenharemos melhor este papel, esta função enquanto movimento imparcial e apartidário. Não temos por isso o objectivo de nos candidatarmos à Associação de Estudantes. Não é importante para nós. O importante é que os Alunos se mexam por aquilo em que acreditam.

Uma das pretensões do MAPA é a construção de pontes. Pontes entre os Alunos e os diversos órgãos e núcleos representativos dos Alunos. A triste realidade é que existe um fosso, uma vala profunda entre estes diversos órgãos e núcleos e os Alunos. Tal situação deve-se à grave desconfiança que muitos Alunos sentem face a estas entidades. Tal situação não pode subsistir. Temos de criar condições para este fosso desaparecer. Órgãos e núcleos têm de estar presentes na vida dos Alunos, não fora dela. E os Alunos têm de dar um contributo sério a estes mesmos órgãos/núcleos. O MAPA pretende colaborar com todos para que, não só tal fosso deixe de existir mas para também tentar levar este grande navio que é a FDL a bom porto.

Com os melhores cumprimentos



19 comentários:

  1. Boa noite,

    Sem dúvida que é imperativo mudar o rumo daquela faculdade e não há duvidas que muitas das coisas que aqui foram ditas são verdade. Mas a realidade é que neste blog critica-se muito, fala-se de tudo e mais alguma coisa, e refere-se tudo aquilo que está mal e tudo aquilo que deve ser alterado, mas não se fala de soluções!
    Querem tanto mudar as coisas, e que os alunos da Faculdade se juntem a vocês, mas só criticam!
    Neste momento vocês parecem-se mais com uma Tertúlia do que propriamente com um Movimento. Se é isso que querem, estão no bom caminho.
    Se realmente quiserem mudar as coisas, e eu acho bem que o queiram fazer, para além de passarem o vosso tempo a criticar tudo, apresentem também soluções.

    Marta Cabrita

    ResponderEliminar
  2. Discordo da questão de o MAPA ser uma tertulia. Acho q este Movimento é, por agora, prematuro, nao tem dimensao para começar a propor soluçoes. Acho q nesse sentido deviamos todos aderir, enviar propostas, acompanhar o movimento, para q quaisquer soluçoes que o Movimento proponha parta nao so de meia duzia de pessoas mas de um bom conjunto, que pela sua diversidade tenha maior legitimidade.
    A uniao faz a força, e quantos mais melhor. FDL, junta-te e luta pelo teu futuro!

    Madalena Rosa

    ResponderEliminar
  3. Boas a todos.

    Marta Cabrita,
    Sem dúvida que serão apresentadas soluções, basta apenas que exista tempo para que se actue nesse sentido... é que não podes esquecer a quantidade de gente que pretende o MAPA ouvir.

    Também é verdade que, ainda não há criticas concretas para se apresentarem as devidas soluções - não criticaram até agora assim tanto para dizeres que só criticam(!?).

    As únicas criticas, são o marasmo em que se encontra a massa estudantil... e quanto a isso, parece o MAPA apresentar solução, ou parte dela. Ele mesmo.

    Marta... porque não dás tu mesma já o teu contributo? Indica o que te parece estar mal, e dá a tua opinião quanto à solução que te parece melhor. Até algo mais sobre o MAPA, porque não? - até podes fazê-lo por E-mail se preferires.

    Quanto ao facto de criticar, tem-se entendido em democracia, que isso não é propriamente mau! só não ganham com as criticas que lhe são feitas, os tiranos.

    Mas ainda que se critique sem apresentação imediata de solução, - porque embora existam alunos a comunica-las aos orgãos devidos, não parece que sejam verdadeiramente ouvidas - faz sentido que o façamos! Se apontarmos os defeitos, quem tem o poder factico e actual pode corrigir, não te parece?

    Pedro Pires

    ResponderEliminar
  4. ó martinha, não estivestes na associação "quase" um mandato? (digo quase porque sabe-se lá porquê renunciaste ao cargo, excesso de soluções talvez...). Já agora, em vex de te armarex ao pingarelhe e em moralista, qd não fizestex nda pela faculdade, hm, exa é bOa. vai azucrinhar os teus coleguinhas da associação e deixa os moces trabalharem

    zé do bairro

    ResponderEliminar
  5. Quanto às razões pelas quais renunciei ao cargo, não me parece que sejam da tua conta. Tenho apenas pena que não tenhas coragem de me dizer isso na cara, mas isso é lá contigo.

    Quanto àquilo que referi foi apenas um conselho. Penso que nunca referi que este Movimento é uma má ideia!

    Marta Cabrita

    ResponderEliminar
  6. Pede-se mais respeito num espaço onde ser pede o saudável debate de ideias.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. E serem homenzinhos e porem todos as vossas caras no "mapa"?!

    ResponderEliminar
  10. Caro BaBy BoY SwIm,

    A democracia não viverá certamente de ameaças pessoais - e lamento profundamente que ouse ameaçar a integridade moral do meu amigo Pedro Pires. Se nos quer contrariar, faça-o com sinais de força de carácter;
    A oposição nada tem de antidemocrático - aliás, permitimos que infecte este espaço de debate são com os seus bitaites. Se o Menino não é oposição, é o quê?
    A oposição não implica SEMPRE que se ofereçam soluções. Mas poderá sem dúvida esperar soluções propostas pelo Movimento em breve, assim que os estudantes da Faculdade de Direito forem mobilizados e aderirem às ideias que defendemos - e acredite em mim, vão aderir.
    Por enquanto, desejamos apenas reunir o máximo possível de alunos que pensem como nós. E, a menos que não seja estudante da FDL ou seja um estudante-fantasma, decerto concordará que o número deste alunos se contará às centenas. Provavelmente tantos ou mais que aqueles que apoiam activamente a AAFDL.
    E repare, acusa-nos de não oferecer soluções de todo. Mas uma das patologias que tomamos por mais graves na nossa Academia é precisamente a apatia, a falta de espírito crítico e a falta de oposição construtiva e dinâmica de debate que existe entre os estudantes e os seus órgaos representativos. Só pelo facto de existir um Movimento destes, da qualidade que terá mais cedo do que julga, o questionar das orientações da AAFDL e dos restantes órgãos da FDL e a reflexão dos estudantes sobre os assuntos que lhes dizem respeito ficam assegurados.
    Só pelo facto de existir um Movimento Alternativo Para Alunos, SEMPRE e UNICAMENTE vinculado à soberana vontade dos estudantes da FDL, a dialéctica de poder-oposição que caracteriza QUALQUER democracia que se preze fica garantida.

    Cresça e apareça.

    ResponderEliminar
  11. Não deixa de ser curioso vires tu, de uma outra Universidade, Faculdade e curso diferentes achar que conheces mais e melhor a FDL, a sua AA e os seus alunos, que eles mesmos.

    Depois, qual é a tua fixação com o roubo?
    Ainda nisso? Ningem quer roubar nada - aliás, tanto acusas o MAPA de não apresentar lista, não ter coragem para se lançar ao poder, mas depois dizes que queremos "roubar" o lugar da AA. Não faz grande sentido pois não?

    Agora vamos lá ver uma coisa, aquilo que tu entendes que devemos ou não fazer, já foi registado... mas tens de inovar nas críticas, é que dizes sempre o mesmo (e usando o mesmo vocabulário. Fazes copy/paste, ou tens mesmo esse discurso treinado?).

    Não vou falar do facto de chamares aos alunos da FDL ressabiados, uma vez que, mais uma vez queres fazer ver aos outros como te sentes. A isso chama-se projecção - há uns livros interessantes sobre isso, devias instruir-te.

    A sério, é que o divertimento que nos trazia as tuas passagens aqui pelo blog passaram a ser bastante aborrecidas por falta de conteúdo útil.

    Protagonismo dizes tu? o que é que estás aqui mesmo a fazer sem ser tentar ganhar algum protagonismo? - ou a destruir o pouco que terias dentro do teu partido.

    E diz-me lá então, quem são as pessoas a tentar ganhar protagonismo? é que ainda não vi por aqui listas e apoiantes nem nada do género, nem aparições públicas... nada.

    Com tanta coisa que já disseste, pelo menos em volume de linha, o que é que na verdade releva para o assunto que aqui se devia tratar?
    Nada.

    Mas como gostas tanto do tema, voltamos às ilegalidades. De facto tem sido bastante profícua a tua participação para análise nesse campo, uma vez que injúrias, calúnias, onfensas à moral e ameaças (até a meninas, que vergona!) também caem no ambito da ilicitude, tinhas conhecimento?

    Falando agora em Democracia, tu é que ainda não entendeste o que é! é que de facto temos o direito, de dizer o que nos apetecer e fazê-lo como acharmos melhor. Isto claro dentro do âmbito da nossa liberdade, sem violar direitos alheios - como se verifica. Como tal, tens um bom remédio, aguentas.
    Mostras-te bastante intolerante com a Democracia...
    Mas se tens uma outra concepção de Democracia, faz o favor de redigir essa teoria, e por favor publica-a para dar a conhecer ao Mundo.

    Quanto à tua opinião acerca da actuação da AA e dos problemas da FDL. De onde retiras tanto conhecimento e sabedoria? dos teus contactos dentro da AA? e por isso achas que sabes mais do que os alunos da FDL e que conheces lá alguém que eles não conheçam? Por favor... tem paciência.

    Quanto à parte em que parece que me queres intimidar com os conhecimentos acerca da minha pessoa: Amigo, aquilo que tu possas eventualmente pensar saber, metade são boatos, a outra é o que fulano, amigo do amigo do outro acha que sabe.
    E não tem problema algum. Uma vez que, se realmente essa a ideia que se tem de mim, provavelmente já toda a faculdade saberá!
    (mas como aqui ninguém sabe que tu não me conheces, e muito menos as pessoas que tu achas que me conhecem...pode ser que o boatozito cole, força com isso - nada mais tentador!)

    O que eu sei de ti, é o que se lê aqui e a razão para o qu vieste aqui fazer. Fora disso, não me interessa minimamente a tua pessoa.

    PS: realmente é um bom conselho, sempre me disseram "diz-me com quem andas, dirte-ei quem és".

    Mas enfim, eu não volto a comentar qualquer "ataque pessoal", como lhe chamaste, que não tenha a ver com o Movimento. O resto se quiseres, conversamos pessoalmente.

    Pedro Pires

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Caro Baby Boy Swim,

    O objectivo deste movimento não é assumir o papel de uma Associação de Estudantes, "governar", como diz. É, sim, servir-lhe de força de oposição construtiva de modo a garantir a dialética de compromisso e bilateralidade que caracteriza QUALQUER democracia.
    Quando muito, somos equiparáveis aos grupos parlamentares de uma oposição responsável. Imagine só se houvesse apenas um governo saído de um só partido.... pois é, é uma situação familiar.

    Quanto a deixarmos a AE fazer o seu trabalho - pois com certeza que deixamos. Mas não sem garantirmos que todos os alunos ficam informados dos prós e contras das suas decisões e que a sua presença em RGA é fundamental, ainda que não concordem com as propostas.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Quanto ao teu post, mais uma vez não dizes nada de novo. A isso, chama-se demagogia. Quanto ao que dele é pessoal, só lamento que exsta. E por favor, fala com os teus contactos/informadores ou lá o que são essas pessoas que sabem os meus segredos mais profundos (lol) e pede-lhes o meu número. Aguardo o teu contacto.

    Sem mais,
    Pedro Pires

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. Este blog e o MAPA tem um fim concreto, dar a opiniao sobre o funcionamento da FDL!

    Somos pessoas civilizadas, espero, por isso comportemo-nos como tal.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar