sábado, 23 de janeiro de 2010

Cumprir

O exemplo é sem dúvida a melhor forma de ensinar, talvez até a única. Partindo deste pressuposto não é difícil avaliar a qualidade do ensino na Faculdade de Direito de Lisboa. O ensino teórico passa pelo respeito pelas normas, o exemplo pelo desrespeito. A desburocratização é apresentada como princípio, o exemplo mostra-nos exactamente isso: não passa de um princípio.

O que se pretende dizer com estas palavras é que não pode ser admissível ter uma faculdade que funciona mal internamente, que não cumpre os prazos de entrega das provas escritas e prejudica os alunos. Será admissível começar o turno de orais na segunda-feira (dia 25 de Janeiro) e não existir qualquer publicação de nota até 22 de Janeiro (sexta-feira)? Será admissível esperar por respostas a requerimentos mais de um mês?

É admissível. O vocabulário utilizado e/ou existente é sempre montra de algo. Não existe nenhuma tradução para a língua portuguesa da palavra inglesa accountability. Não existe porque não se pratica o que lhe está subjacente. E não se pratica porque não interessa praticar, principalmente na nossa Faculdade. Seria um risco tentar traduzir a palavra, mas consiste numa simples ideia: a prestação de contas como obrigação de qualquer entidade pública.

Os professores e órgãos directivos da faculdade deveriam informar os alunos dos seus objectivos, do método e resultado do trabalho que desenvolvem pela instituição em causa. Devíamos saber, alunos, quais são os docentes que preenchem determinados requisitos: os que cumprem prazos, os níveis de sucesso dos seus alunos, as suas faltas, obra, currículo profissional e académico. Em suma, deveria existir um sistema de transparência onde cada membro desta comunidade tivesse noção da sua responsabilidade e da dimensão pública da função que desempenha. Traria alguns resultados evidentes: a partir do momento em que há uma responsabilização pública de cada um dos intervenientes o seu trabalho passará, certamente, a ser feito com mais rigor. Neste momento há um clima de impunidade total que não prestigia os professores, nem os alunos, nem a própria faculdade.

Certamente que os que cumprem o seu dever só devem ver com bons olhos esta solução de transparência. Os restantes, provavelmente, terão receio. Perante o que se tem visto nos últimos tempos, os restantes parecem ser a maioria.

21 comentários:

  1. A palavra cumprimento não faz parte do vocabulário da FDL.

    ResponderEliminar
  2. O Mapa lançou no seu facebook uma questão pertinente, e os nossos colegas da AAFDL provaram mais uma vez provaram o quanto podemos contar com eles, Henrique Capelas, colaborador do marketing disse :
    "Os primeiro-anistas não são atrasados mentais. Se não sabem que existe um regulamento de avaliação, deviam saber. Se não sabem que existem prazos para pedir recurso ou para se inscreverem para melhoria de nota, deviam saber. Ainda assim, o GAPA enviou mails para as subturmas antes da época de exames e o regulamento de avaliação foi explicado no dia das matrículas. O GAPA existe para apoiar, não para fazer a papa toda. Já há muita informação. Querem mais, vão à procura dela."

    Ora nas palavras deste nosso colega,o GAPA, democraticamente eleito pelos alunos da FDL, trabalha uma semana por ano, é a das matriculas, o resto os alunos que descubram, e que não chateiem mais os simpáticos dirigentes associativos. E no dia das matriculas (como não têm que preencher 4 folhas diferentes, fazer um cartão de estudantes, ouvir falar dos milhares de festas da recepção ao caloiro, consciencializarem-se da nova realidade em que estão a entrar, ouvir falar da ELSA e das restantes associações) recebem a informação toda, se se esquecerem PROBLEMA VOSSO. Ora muito bem VIVA A ACTUAL ASSOCIACAO ACADEMICA DA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA!

    ResponderEliminar
  3. A nossa colega Beatriz Santos, comentou o mesmo assunto e também ela demonstrou toda a sua preocupação pelos nossos colegas do primeiro ano.

    "O papel do GAPA é de acompanhamento, mas têm de ser o caloiros a procurar ajuda e a expor as suas duvidas a partir dos contactos que lhe foram dados no Guia do Caloiro e também indo à AAFDL e procurando o coordenador "

    Uma perguntinha alguém sabe quem é o coordenador do GAPA da actual AAFDL?? Brilhante o trabalho dele sem dúvida...

    A nossa colega aproveitou ainda para deixar a seguinte informação:

    " já que o MAPA lança uma espécie de pergunta mas não responde, eu passo a esclarecer qualquer caloiro que necessite de saber os prazos:
    Prazo para recurso de nota de exame: 2 dias úteis, a partir do lançamento da nota ( de acordo com o Regulamento);
    Prazo para inscrição a melhoria: 3 dias úteis, a partir do lançamento da nota ( Despacho 66, sob cursos/alunos; licenciatura, no site da FDL)"

    Pois é Beatriz, mas como todos os exames já foram feitos há uma semana atrás, a tua informação é capaz de já vir um bocadinho tarde para quem quiser pedir recursos, ou marcar melhorias visto que os prazos são de 2 e 3 dias respectivamente. Bom trabalho Beatriz, muito obrigado pelas tuas informações, para o proximo semestre serão muito uteis...

    ResponderEliminar
  4. Ora levantou-se mais uma discussão!

    Por acaso já alguma alma iluminada pensou em debater estes assuntos numa verdadeira RGA em vez de uma RGA de lavandaria?

    As RGAs como o nome indica são Reuniões GERAIS de Alunos, onde estas questões deviam ser levantadas, elaborar-se um manifesto e entregá-lo à entidade competente.

    Apesar de apoiar a iniciativa do MAPA, considero que não haverá uma voz firme enquanto todas estas opiniões não tomarem um corpo, ou documento!

    Eu inclusivé, nesta semana já passei pelas maiores barbaridades na secretaria, desde a descobrir que afinal posso ir a orais com nota de exame inferior a 7, a marcarem-me a oral e dizerem-me ao mesmo tempo que não é possível fazê-la, desde a não saberem se uma justificação para ausência ao Exame de Dto Romano é aceite, quando a oportunidade para fazer o exame é dia 26, já na Terça feira (e sublinho, ainda não saiu despacho com nomes dos alunos que podem fazer o exame!!!).

    No meio de tanta confusão disseram-me na SECRETARIA:

    - Vais fazer exame e oral no mesmo dia!
    - A oral apareceu marcada por magia, logo tens que ir!
    - O despacho para o exame de coincidências ainda não saíu, logo vais ao exame, e quando o despacho sair (lá pó ano que vem!) saberemos se o teu nome está ou não presente. Caso esteja, o teu exame é corrigido, caso contrário, foste ao exame para praticar!
    (Só uma questão: eu pago mil euros e tal de propinas para brincar ao aluno que faz exames para praticar? Para isso há a colectânea de exames da AA!)

    Ok, então muito obrigado senhora da secretaria. Gostei.

    Reforço este apelo aos membros da AAFDL para que marquem uma RGA, desta vez sem ser em cima do joelho e discutam assuntos de relevo para todos os estudantes, e não apenas para algumas elites que têm confrontos entre si.

    PS: sem querer levantar questões partidárias, apoio totalmente a avaliação dos profs, mas todos sabem o que aconteceu com o Ensino Básico e Secundário. Se assim foi com os profs da ralé, o que acham que vão dizer os profs da FDL que se consideram mais que tudo? até mais que os regulamentos que eles mesmo aprovam?

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. O unico trabalho que a Beatriz Santos faz na AAFDL, é ser namorada do Gilberto, certo?

    ResponderEliminar
  7. Beatriz Santos, a própria26 de janeiro de 2010 às 19:58

    Ena...é que nem costumo responder a provocações reles, mas a estas, não pude deixar de dar uns minutinhos de atenção!
    Vamos lá ver ""O papel do GAPA é de acompanhamento, mas têm de ser o caloiros a procurar ajuda e a expor as suas duvidas a partir dos contactos que lhe foram dados no Guia do Caloiro e também indo à AAFDL e procurando o coordenador " - para qlq pessoa, isto significa q 1 coordenador não pode seguir mais de 400 caloiros, têm de ser estes 400 a procurar 1 coordenador...é uma mera operação de lógica aritmética, mas tlvz não tenhas tido muito tempo para usar o cérebro enqt escrevias tal obra de arte bloguista( compreensível, desde já, é um comment deveras util para quem procura o MAPA à procura de respostas pras suas dúvidas). STM, agradeço-te tb por servires de calendário, pq eu nao fazia a menor ideia q a época de exames já tinha terminado: os esclarecimentos são para serem prestados, independentemente da data. Tlvz pudesses prestá-los tu, já q és dotado de tanta eloquência e valor!
    Qt ao "Verdades Inconvenientes", se abrisses a pestana e ocupasses menos tempo escondido num nome anónimo com um toque piroso de justiceiro, saberias q esse não FOI, de todo,o meu trabalho na AAFDL e tb que me desvinculei de qlq participação ha qs dois meses ptt, a tua alegada crítica vem bastante atrasada...mas se te faz feliz, dá asas à tua criatividade e critica-me um pouco mais...enqt n arranjares uma vida própria, deixo-te gozar um pouco da minha.

    Resumindo, uma plataforma que deveria servir para UNIR os alunos na procura de uma faculdade MELHOR, com menos incumprimentos e violações dos DIREITOS dos seus ALUNOS foi utilizada para recreio de quem não tem mais nada que fazer com a sua vidinha do que criar o caos e tecer críticas ( mas sem dar a cara, que isso é pra quem tem carácter): Parabéns, tornaram o MAPA num autêntico circo de galhardetes! Agora sim ficaremos muito mais próximos de cumprir com os objectivos do Movimento e de tomarmos uma posição comum contra quem gere MAL a FDL...
    Sinceramente, se é para isto que o MAPA existe, mais vale não existir, basta-nos a Tertúlia que, ao menos, martela nos alunos mas ARRASA com os senhores da nossa faculdade, que se consideram acima de todos os regulamentos, e dão a cara em todas as posições que tomam!
    Mais uma vez, os alunos passam por um grupo de miudagem confusa e conflituosa, sem qlq possibilidade de união, sem qlq ambição por um FDL melhor...
    Arruinam o MAPA com as vossas infantilidades e lavagem de roupa suja e depois acham que têm moral para criticar algum órgão ou pessoa individual?
    Meninos, vejam se atinam de uma vez e crescem, já 'tá mais que na hora!

    Passem bem

    ResponderEliminar
  8. epa ou isto é sério ou é pa palhaçada.
    seja o que for que seja bem feito, assim não é nada. alias: é inútil...
    estou contigo beatriz! es muito mais que namorada do Gilbas fofinha...nao ligues, é tudo inveja do teu génio ;)

    ResponderEliminar
  9. Quanto ao meu nome cara Beatriz Santos, não é verdades INconvenientes, mas sim Verdades Convenientes, nunca há qualquer inconveniencia na verdade, mas compreendo que para algumas pessoas isto não seja claro. Por outro lado, ainda bem que te desvinculaste de qualquer participação porque com a arrogância que nos brindaste hoje qualquer lista perderia se contasse contigo nas suas fileiras,.Um dirigente associativo deve fazer mais do que se mostrar pela FDL, e como qualquer político deve estar pronto para aceitar críticas....E realmente é verdade eu invejo o teu génio... e o do Gilbas também. De qualquer forma pipinha obrigado pelo teu contributo, só faltou um fundo cor-de-rosa para transformares isto num HI5.

    ResponderEliminar
  10. Se têm por objectivo estes espaços o escárnio das vidas, mais ou menos privadas e mais ou menos desocupadas dos alunos entendo ser preferivel assumir-se como tal desdo ínicio.

    Ao que parece é o que pretende http://asverdadesconvenientes.blogspot.com/. Goste-se ou não do estilo, entendo ser pavoroso e draconiano, mas pelo menos assumem-se como tal.

    Não se escondem por detrás de foruns onde supostamente se pensa a Academia!

    ResponderEliminar
  11. obrigado pela publicidade...mas escárnio? não é bem disso que se trata...

    ResponderEliminar
  12. Que giro pah! a Beatriz tornou-se uma personagem da FDL mais depressa do que eu, eu sempre quis ser personagem da FDL! (fogo pah... sniff, odeio-te Beatriz!!)
    Oh verdades convenientes, tu achas mesmo que ser namorada do Gilberto é tarefa fácil para menosprezar dessa forma o papel da Beatriz? Pelo menos ela tem namorado e pelo andar da carruagem é muito boa a sê-lo!
    Parece-me que aqui faltam ovários ou tomates para apontar dedos. Meu caro (a) verdades convenientes... das duas uma: ou te castraram ou te fizeram uma ovariohisterectomia, qualquer que seja o teu caso: lamento imenso!
    Mas, de todo o modo, pedia-te que parasses de marcar território: é um habito extremamente nojento...e tendo e conta a tua deficiência, já não faz muito sentido... a menos que tenhas de facto tomates ou ovários suficientes para dares a cara (ou o nome).
    A confiança, competência e honestidade da Beatriz é por vezes confundida com arrogância...
    A tua cobardia é por vezes confundida com ... hum ... cio (procura de atenção... e de votos) o que é pretty much nojento...e, deixa ver…: pouco honesto e, mais uma vez: cobarde.

    Beijinhos e Abraços,

    Ana Margarida Cordeiro Lopes

    ResponderEliminar
  13. Meus caros,

    O Blog do MAPA pretende ser um espaço de discussão. Contudo, devemos atender ao significado que a palavra "discussão" pretende ter neste espaço. O que neste blog se quer é a DISCUSSÃO dos problemas que preocupam, nomeadamente, os Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Logo, todos aqueles que nos visitam, sintam se na liberdade de se cingir apenas aos temas que nos interessam a todos. Aos temas que realmente necessitam da nossa atenção. Se o objectivo de alguns for a critica pessoal/insulto, informo desde já que existe um manancial de sítios onde tal é possível. Porém, o Blog do MAPA NÃO É e NÃO SERÁ um desses sítios. O que aqui se tenta prosseguir é um trabalho sério, cujo o objectivo é encontrar soluções para a nossa faculdade. Seria bom que todos contribuíssem para esse objectivo comum... Ou pelo menos eu gosto de pensar que estamos todos no mesmo barco.

    Com os Melhores Cumprimentos

    Gonçalo Monteiro

    ResponderEliminar
  14. Peço desculpa, nao voltarei a responder a comentários insultuosos,

    Cumprimentos,

    Ana Margarida Lopes

    ResponderEliminar
  15. devia haver uma avaliação dos assistentes e se tivessem negativa, eram afastados da faculdade, com tanta gente válida para dar aulas, temos que gramar com uma larga maioria de traumatizados, incapazes de leccionar e com uma mania que só nos prejudica a nós, se a soberba fosse avaliada quase todos os assistentes partiam a escala. o mapa tem de lutar por esta causa, urgentemente

    ResponderEliminar
  16. Na verdade essa ideia (acima apresentada) já existe, mas na maior parte das universidades privadas... é que quando os alunos pagam têm uma voz - nós somos apenas números... Por isso é que os Profs. Paulo Otero ou Fausto Quadros foram afastados da Lusíada... segundo consta.

    ResponderEliminar
  17. é por isso que as privadas, pelo andar da carruagem, estao a ultrapassar a fdl...

    ResponderEliminar
  18. A FDL NÃO CUMPRE PRAZOS E CONTACTÁ-LA POR TELEFONE É IMPOSSÍVEL

    ResponderEliminar
  19. será que este ano também teremos orais já em tempo de aulas, já 2º semestre adentro???

    ResponderEliminar
  20. O que eu acho, é que nunca niguém pensou que o GAPA é a "divisao" mais importante da AAFDL e nunca vi ser trabalhada como deve ser. GAPA deveria pôr RECREATIVOS, CULTURAIS etc tudo num saco!

    ResponderEliminar