quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cumprimento dos Prazos

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO

DO CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO

Artigo 21.º

(Correcção e entrega das provas de frequência)

1. O juízo global sobre a prova de frequência, expresso na classificação numérica atribuída, na escala de zero a 20 valores, corresponde ao somatório das cotações autonomamente inscritas no fim de cada resposta, tendo presente o que consta dos tópicos de correcção.

2. Sem prejuízo do prazo estabelecido no art. 23.º, as provas, devidamente corrigidas, são entregues na Divisão Académica no prazo de 7 (sete) dias úteis.

Artigo 23.º

(Prova de coincidências)

1. Estando duas provas de frequência, a realizar pelo mesmo aluno, marcadas para o mesmo dia ou para dias consecutivos, este presta a prova da disciplina do semestre da licenciatura em que está inscrito, realizando a outra prova na data indicada no mapa de provas de coincidências.

2. As provas de coincidências são feitas após a conclusão do período de provas escritas.

3. As provas de coincidência são corrigidas e entregues na Divisão Académica no prazo de 4 dias úteis após a respectiva realização, seguindo-se a publicitação das notas.

O MAPA APELA AO CUMPRIMENTO, PELOS DOCENTES, DOS PRAZOS DE CORRECÇÃO DOS EXAMES.

39 comentários:

  1. A vós que sois novos nestas andanças, venho por este meio dar-vos a conhecer a melhor (humildade à parte) doutrina fdliana em matéria de regulamento de avaliação:

    http://orequerimentoeidiota.blogspot.com/2008/02/regulamento-de-avaliao-o-saco-de.html

    http://orequerimentoeidiota.blogspot.com/2008/02/novo-regulamento-de-avaliao-na-fdl.html

    E ainda, de forma mais gráfica:

    http://orequerimentoeidiota.blogspot.com/2008/01/regulamento-de-avaliao-o-saco-de_17.html

    Contra: Professor Charneca.

    ResponderEliminar
  2. E mais uma vez, os assistentes de várias cadeiras continuam a não respeitar os prazos de entrega da correcção dos exames (7 dias úteis) previstos no regulamento!
    O que é que acontece se um aluno não se inscrever atempadamente para a realização dos exames? É penalizado com o pagamento de uma quantia. E o que é que acontece se um assistente não corrigir os exames no prazo previsto no regulamento? É penalizado? Não! Mas devia ser? Devia! Que consequências é que sofrem? Nenhumas! Pois é, infelizmente, nada mudará e o regulamento continuará a não cumprido, enquanto não existir "mão pesada" para estas situações flagrantes e de profunda desigualdade!

    ResponderEliminar
  3. Essa critica à MRS ta optima

    ResponderEliminar
  4. Como estava escrito num "cartaz", exposto na nossa ilustre academia em 2005, "JUSTIÇA AQUI NAO ENTRA, DIREITO NAO É SO TEORIA", é pena que passados 4/5 anos, Eles ainda nao se tenham interiorizado disso. Arbitrariedade é lema!

    FDL = selva, cada um por si, todos contra todos?

    ResponderEliminar
  5. oponho-me a tudo o que foi dito até aqui.

    Muitas vezes, os docentes não corrigem os exames nos prazos estabelecidos porque são poucos docentes e exames demais (em teoria I, serão 300 exames ou assim por docente) como é possível corrigir um número assim de provas em SETE dias?
    bem, ou se corrige mal, ou não se corrige.

    Precisamos de mais docentes! Não é uma questão de ser uma "selva" na FDL nem de "arbitrariedade", madalena...

    Como é que um homem/mulher com família e emprego vai corrigir centenas de exames BEM em sete dias?
    Muitas vezes queixamo-nos de o corpo docente ser obtuso a reconhecer as nossas dificuldades - e se fôssemos um pouquinho mais complacentes para com o corpo docente? Ou queremos declarar-lhe desde já guerra, em vez de o pôr a dialogar connosco?

    Meus caros, isto não é um divã psicanalítico mágico para resmungarmos sobre as coisas que não gostamos na FDL e culparmos pessoas e acusá-las, sem mais, do mau funcionamento do sistema. e que tal tentarmos compreender o outro lado?

    ResponderEliminar
  6. A melhor forma de levar os professores a cumprirem as normas, é tendo uma voz forte, e a melhor maneira de termos uma voz forte é termos uma associacao forte que vincule e puxe os alunos!

    ResponderEliminar
  7. então são os alunos que vinculam a AAFDL ou a AAFDL que vincula os alunos?

    De nada vai adiantar levar os professores a cumprirem normas se o próprio corpo docente não for aumentado. O sistema que temos colapsa na presença de números elevados de repetentes, o que é ridículo: mas se há poucos assistentes e muitos,muitos exames, a solução não é obrigar o correctores a despacharem-se e a avaliar exames às três pancadas; quando muito, será obter financiamentos que permitam à AAFDL contratar mais docentes.

    ResponderEliminar
  8. *errata: última frase, onde diz "AAFDL", deve ler-se "FDL"

    Filipe

    ResponderEliminar
  9. filipe, compreender? eu ca compreendo tudo. eles sao uns coitadinhos, trabalham muito, e ainda sao pagos pra trabalhar mal. Que pena!
    Se quiseres falar de teoria ou obrigaçoes, em que tens 400/500 alunos por turma, e 2 assistentes para tal. Muito bem. É o primeiro exame, por essa razao especifica! E eu, por mim, ficaria contente se eles, ao menos, entregarem as notas das pessoas q vao ter oral para a semana! nao sei, acho q o que aconteceu o ano passado, com alguns colegas nossos nao se pode repetir: na sexta feira, 16 dias depois do exame, receberam a nota.. e ficaram a saber tambem que dai a 2 dias teriam uma oral de passagem! temos de nos prevenir, sem duvida, mas existem prazos para alguma coisa! eles têm 9 dias ao todo, incluindo fins de semana! em 9 dias conseguem corrigir mais de 100 exames com certeza!

    ResponderEliminar
  10. quanto ao que disse a nossa colega ana, apoio a 100 %! é essa, verdadeiramente a soluçao! é isso que precisamos. de uma AAFDL forte e credivel. maos ao trabalho!

    ResponderEliminar
  11. nos ultimos anos a AAFDL vincula os alunos, na minha opinião devem ser os alunos a vincular a AAFDL e é isso que deve mudar!

    ResponderEliminar
  12. na tua opinião e na de todas as outras pessoas inteligentes! A relação AAFDL-estudantes tem-se invertido e pervertido em anos recentes: há que mudar isso.
    É preciso uma AAFDL à altura dos alunos; e para o efeito, o MAPA certamente fará tudo ao seu alcance.

    ResponderEliminar
  13. É isto que me intriga em relação a este MAPA. Tenho visitado este blog esporadicamente e a verdade é que tenho sempre lido montes de críticas, críticas e críticas, muitas delas dirigidas à má gestão da AAFDL. A verdade é que concordo com algumas dessas criticas, mas não me parece que o MAPA tenha nenhum tipo de soluções consistentes para os problemas da FDL. E mesmo que as tenham, afinal qual é a ideia? Que este blog, por exemplo, seja um espaço de reflexão, acho optimo. Também achei interessantes os cartazes para chamar a atenção aos prazos de correcção dos exames. Mas no fundo, a acção do MAPA enquanto.... "movimento alternativo" vai ser sempre limitada, se não se transformar em lista (ou se não estiver já associado a nenhuma). Portanto do vosso blog eu concluo o seguinte: ou estão a um passo de se candidatarem à AAFDL, ou então a vossa utilidade como movimento vai ser residual, já que critica e discussão sobre a AAFDL é uma constante mas nao chega, é preciso agir.

    ResponderEliminar
  14. E para mudar, para ser "alternativa", é preciso coragem, e a coragem está em dar a cara e em propor-se para fazer realmente a diferença. Onde têm legitimidade para o fazer é na Associação! se realmente são assim tão interventivos é aí que devem marcar a diferença - no órgão de representação dos alunos por excelência. Não me parece bem subverterem isso, tentando demonstrar (e é a ideia generalizada duma parte dos nossos colegas) que a AAFDL em si é má e portanto não se querem misturar. O que acontece é que, como órgão, a AAFDL é o sitio certo para se agir, quem tem estado à frente dela é que talvez não o tenha feito da melhor forma.

    ResponderEliminar
  15. se os alunos discutem sobre a AAFDL é uma coisa. infelizmente o Mov ainda n fez posts sobre a aafdl em especifico. prefiro acreditar num movimento que, nao se misturando, consiga apoiar os alunos, apoiando a propria aafdl! ja sabemos como é q sao as pessoas... ficam cegas com o poder! deixam de ser imparciais, deixam de ser isentas. misturam as coisas. mais vale q este seja um movimento que manifesta o pensamento e a nossa revolta, coisa q nem sempre a aafdl pode fazer, atendendo ao seu lugar na faculdade, e ao mesmo tempo faz chegar a aafdl o que deve mudar (nao deixando de lado, que tal iniciativa devia partir da mesma, mas isso é outra conversa)!

    M

    ResponderEliminar
  16. Concordo plenamente com o post! Os profs estão a demorar imenso tempo! fiz exame de teoria I no dia 4 e ainda não recebi a nota.. o pior de tudo é que sou do 1º turno de orais.

    os exames demoram imenso tempo a serem corrigidos, talvez por desleixo dos profs, ou talvez por serem poucos, não sei, mas isso tem que ser resolvido, e para tal há os pedagógicos onde esses probs podem ser resolvidos!

    sei que pago mil euros anuais de matriculas, para me ver a fazer directas a estudar para exames, e não vejo condescência por parte de nenhum prof que faça directas a corrigir exames...

    sei é que me habilito a levar com uma oral na testa um ou dois dias depois de receber a nota do exame.

    no entanto acho que estas situações devem ser entregues a movimentos competentes, como a aafdl! ela nao actua? vota-se noutra lista! não há-de ser o mapa, com cartazes e criticas a resolver alguma coisa!

    ResponderEliminar
  17. Pois, eu obviamente concordo com a discussão construtiva em relação às falhas da faculdade, mas criar movimentos sem capacidade de agir directamente nos problemas não soluciona nada ou então desresponsabiliza quem o deve fazer...

    ResponderEliminar
  18. Francamente, não percebo por que se insurgem com o incumprimento dos prazos. Frequentando vocês uma Faculdade de Direito e aspirando a mover-se nos meandros da Justiça caseira - uma geringonça irremediavelmente inoperante e atrasada –, deviam encarar essa demora como uma preparação para o que vos aguarda; e, não só aceitá-la com mais benevolência, mas dar vivas aos assistentes por se tomarem de brios e vos instruírem desde já. No fundo, bem no fundo, os atrasos na correcção de exames apenas projectam os atrasos com que, num punhado de anos, vocês terão de debater-se; e talvez não fosse má ideia porem-se a inventar estratagemas e invocarem umas “prescrições” das notas e outras trapalhadas congéneres.


    P.S. (salvo seja): Agora a sério: visto de fora, e não pretendendo bolçar palpites e opiniõezinhas, dá a impressão de que vocês estão a assestar baterias numa direcção pouco frutífera. É certo que os atrasos e incumprimentos são deploráveis; mas sem dinheiro não há palhaços e, por extensão, sem assistentes suficientes não há correcções atempadas. Não é aí que reside o problema – e olhem que sou insuspeito de ter simpatias por qualquer deles (bem pelo contrário, como todos viram). Além da falta de assistentes e de factores menores, o que empena o funcionamento da “coisa” é a relutância em aceitar as implicações de Bolonha; e que, graças a isso, se tenha convertido o curso num híbrido que nem as rejeita, nem as adopta. Aceita-se a diminuição da duração do curso - mas não se reduzem o plano de estudos e as cadeiras. Aceita-se a transformação de disciplinas anuais em semestrais – mas não se adequa o calendário de exames e os “programas” às novas circunstâncias. “E assim sucessivamente”, como diria o outro maluco. Cada um saberá de si, mas esse parece claramente o “busílis” (ena-ena, que prestígio: o busílis!) da questão. E, salvo melhor opinião, a discussão deveria iniciar-se por aí.

    ResponderEliminar
  19. E isto, claro, conduz a que todos os prazos (de estudo e de correcção) sejam mais apertados; e que o número de proponentes a exame cresça exponencialmente, atrapalhando tudo de alto a baixo.

    ResponderEliminar
  20. Antes um movimento a ficar em casa a queixarmonos, mas continuarmos parados! Uns criaram listas, outros, movimentos. vai tudo dar ao mesmo! mostra que ALGO tem de mudar, e nao passa so pela AAFDL, que é o melhor dos nossos males. É necessario uma revolta, indo ao ponto, se for preciso, de fechar a faculdade. O que é q se faz quando percebemos q as coisas nao estao a resultar? MUDANÇA!
    Este movimento é uma boa iniciativa, mas das duas uma, ou o MAPA consegue arranjar um meio de se tornar vinculativo, ou passa a Lista, ou entao nao tem pernas para andar.

    Zé, 3.º ano

    ResponderEliminar
  21. concordo plenamente com o zé!

    acho que está na altura deste movimento, depois de tudo o que criticou, e com razão, mostrar uma cara, ou várias! está na horade mostrar de o mov tem ou não futuro!

    ResponderEliminar
  22. A AAFDL tem coisas a apontar, mas nao é nela que nos devemos concentrar! devemos tentar que ela melhores internamente assim como externamente, defendendo-nos com unhas e dentes! acima de tudo, nao deviamos ser nos a ir ter com a Associaçao mas ela a vir ter connosco. muitos alunos do 1.º ano nao sabe o que e como fazer. estao mal informados, completamente as cegas. e ai a culpa ja nao é da faculdade mas da associaçao!
    claro que isto é um problema menor, face aos GRANDES e GRAVES problemas que enfrentamos a longo prazo neste estabelecimento

    ResponderEliminar
  23. Caros Zé e M.,

    Em breve o MAPA mostrará todas as suas caras; isto não é uma organização secreta com o objectivo de nos lamuriarmos e protestarmos em ócio.
    Acontece, apenas, que estamos em época de exames; e o máximo que os membros do MAPA podem fazer neste momento é deixar posts aqui ou cartazes pela faculdade.
    Podem, contudo, ter a certeza de que quando a época de exames terminar, notarão a presença do MAPA e dos seus apoiantes muito mais.

    Filipe

    ResponderEliminar
  24. Adorava perceber porque razao ja passou a época de inscriçao para Melhoria de nota das disciplinas do ano passado e porque é que ninguem foi avisado! na secretaria disseram-me "Ah e tal, ja passou o prazo, era na ultima semana de aulas". . . UAU, ainda bem que tal foi publicado, e que toda a gente sabia. contando que para muitos de nos era a nossa ultima oportunidade, acho q so me resta agradecer a nossa adorada secretaria pela sua total incompetencia! Se lhes fizessem o que fizeram o ano passado com o pessoal da reprografia, queria ver se as coisas nao saiam (bem) feitas!
    É tipico portugues, fazer bem feito nao é preciso, o que importa é estar feito.. viva a quantidade sobre a qualidade! é por isto que o país nao anda para a frente. . . .

    ResponderEliminar
  25. Filipa Correia da Silva21 de janeiro de 2010 às 23:22

    Porque será que ninguém me tira da cabeça que deve ter existido algum despacho do Prof. Vera Cruz a avisar que este semestre a escala das notas alterou-se para de 0 a 10 (à semelhança do que sucede em Espanha)e ainda ninguém se apercebeu que estamos com óptimas notas? E que será muito fácil entrarmos no mercado de trabalho, com as nossas excelentes médias, nada deflacionadas em comparação com a generalidade das faculdades de direito?

    Este final de semestre tem sido vertiginosamente escandaloso!

    Hoje tive conhecimento de uma situação absolutamente extraordinária, que vale a pena contar, para nos questionarmos o estado que isto está. Uma aluna que solicitou a fotocópia do exame, deparou-se com a seguinte soma das cotações 3+3=3 e teve 5 no exame (que não era obviamente 5)!!

    ó céus, olhai pela FDL

    Filipa Correia da Silva

    ResponderEliminar
  26. Filipa, ja lhes pedimos para os profes corrigirem a tempo os exames ainda lhe qeres pedir pra fazerem as contas bem??! como dizia o Prof. Fausto Quadros, isso já está fora das suas atribuições, pelo que eles sao incapazes de o fazer! So sabem fazer uma coisa "bem" e ja temos muita de sorte de isso aparecer feito

    |
    |
    |
    |
    |

    NOT

    ResponderEliminar
  27. Bom, já que este espaço serve para nos queixarmos , quero vir aqui dizer que se devia declarar guerra contra o cábula.Isto porquê, já estou farto de ver rapaziada a levar dossiers para os anfiteatros e basicamente a fazerem cópias integrais de textos que trazem de casa, mete-me asco que hajam pessoas capazes de tudo , inclusivamente de prejudicar os colegas, para passarem. Porque daqui quero que tirem duas ideias em jeito de conclusão :
    1º Uma coisa é ter pequenas adendas a artigos e conceitos-chave para daí resolver uma questão.
    2º Outra coisa é levarem um texto inteiro , porque o que acontece ( e é aqui que queria chegar quando falem em prejudicar colegas ) é que alguns professores dão as notas consoante o panorama global das mesmas pois à partida ,têm uma alergia qualquer a dar nota acima de 14, ou seja, se houverem textos muito bons feitos em casa ( que passem por textos feitos na hora) e outros com pior redacção e concretização, os docentes desvalorizam os segundos. Portanto , espero que àquela malta que tem levado consecutivamente cábulas tenha noção que está a beneficiar-se a si mesmo e a prejudicar gente honesta. É tudo. J.

    ResponderEliminar
  28. J., se queres fazer suposições sobre quais sao ou nao sao os critérios de cada assistente, e se olhando para uma rsposta chapa 4 e outra nem tanto, eles darão mais ou nao à primeira, isto torna-se uma conversa utopica.

    Cada um sabe de si. Eu ca preocupo me com o MEU exame, com o que EU escrevi e nao com o que o X, Y, Z, que estavam a minha frente escreveram com o apoio das cabulas, do telemovel, ou do vizinho do lado. isso é com a consciencia de cada um

    "A galinha da vizinha é sempre maior que a minha"

    T

    ResponderEliminar
  29. Bem, T., na verdade diz-te respeito.

    Noutras faculdades - ISEG, por ex. - todas as épocas de exames, o Conselho Directivo recebe dezenas de cartas a denunciar alunos que cabulam e copiam exames inteiro dos colegas.
    Se isso é ser queixinhas? Na nossa mentalidade portuguesa, muitas vezes pode parecer que sim.
    Mas eu, pessoalmente, não vejo motivos para proteger um tipo que sei que não fez nada a não ser cábulas, no dia antes do exame, e terá talvez nota igual ou superior à minha;
    Não é a história das notinhas que me preocupa: É o mercado de trabalho. E acho que qualquer pessoa de bom senso fica repugnada pela ideia de preferirem outra pessoa em detrimento da própria devido a uma média de licenciatura mais elevada alcançada mediante meios ilícitos.

    A mentalidade típica do "toda a gente o faz" e "uma ilegalidadezinha aqui e ali nunca fez mal a ninguém" generalizou-se na nossa Academia ao ponto de sermos objecto de escárnio noutras faculdades.

    Há estatísticas que demonstram uma óbvia correlação entre taxas de fraude em exames nas universidades e o grau de corrupção nas elites de um país.
    Qualquer dia, aquela gentalha que cabula escandalosamente em provas escritas vao ser as pessoas a quem a malta do sector imobiliário vai recorrer para cometer simulações fraudulentas que tiram ao Estado centenas de milhões de euros, anos após anos. Aquelas "ilegalidadezinhas" que "toda a gente faz", no seu conjunto, são uma das razões pelas quais o país, e a FDL, estão como estão.

    ResponderEliminar
  30. Filipe, era exactamente nesse ponto que eu queria tocar e não o disse para não alongar o "post".

    T , não se trata do paradoxo da "galinha da vizinha " que utilizaste. A questão é a seguinte, eu vejo muita gente que «apadrinha» este tipo de comportamento cábula com comentários do género "és muito esperto" , " és um sacana" , etc. quase que se premeia o cabula. A ideia do "chico-espertismo" em Portugal está tão enraizada que eu por vezes tenho a ideia que devo ter nascido numa época que não a minha, é que para mim um cábula( do género que descrevi, o que abusa) não é um tipo esperto, não é alguém que se "desenrasca", é um mentiroso e é um criminoso em gestação. A questão algo sarcástica que coloco ainda é a seguinte : Será que vale a pena ser ensinado numa Faculdade de Direito as noções de Justiça , Rectidão , Imparcialidade ? Quando estas não são, de facto, o que se pratica na Sociedade em geral , na Faculdade em particular?
    J

    ResponderEliminar
  31. (Peço desculpa por alguns erros «ortográficos».
    Eu não me entendo a escrever rápido com este teclado...)

    Eu não quero semear uma questão paradoxal aqui, queria ser bastante objectivo para que se tomem medidas na AAFDL, do género espalhar cartazes ,que sejam demonstrativos da posição da mesma, em relação à fraude.
    Não custa nada tentar.

    J

    ResponderEliminar
  32. J, percebi o teu ponto de vista, com certeza. o que quis explicar é q é praticamente impossivel fzer alguma coisa contra isso... passa-se a verificar toda a legislaçao antes da entrada nos anfiteatros? ok, é uma perda de tempo precioso e os alunos passam a recorrer aos telefones. o sentimento de culpa ou a ausencia dele em cada aluno que cabula nos termos que exemplificaste nao muda nada, pq na hora de necessidade ele recorre na mesma aquela saida.
    É um problema sem soluçao. Lembro me q a primeira vez q me apercebi disso foi em constitucional, em que olho em meu redor e so tinha pessoas de tomo aberto e fazer o exame! uma pessoa pensa epa q cena, que injustiça.. mas imagina q a meio desse mesmo exame n sabes como responder a uma qestao q vale 7 valores, o assistente q esta a vigiar é como se n estivesse, ai o qeq farias? conseguirias resistir a tentaçao de abrires o livro, ou olhares pros teus apontamentos?

    Talvez sim, talvez nao.

    T

    ResponderEliminar
  33. Tanto quanto sei, noutras faculdades, um aluno que cabular numa cadeira fica proibido de se inscrever nela durante vários semestres (é o caso do ISEG).
    E essa medida, por si, creio que é branda. No estrangeiro, o aluno é expulso.

    ResponderEliminar
  34. se a preocupação não é meramente as notas mas o mercado de trabalho, então porque não criticar o sistema de avaliação baseado em exames de duas horas que sujeita toda a exposição de conhecimentos de um aluno aos mais diversos factores externos. No mercado de trabalho e na tua vida pós-faculdade nunca terás de estar numa sala durante duas horas isolado e sem consulta de livros ou troca de ideias, a expor doutrina de 4 ou 5 professores. Já foram aqui referidos exemplos de faculdades estrangeiras, alguém sabe que na Suécia por exemplo bem como na Dinamarca (dois dos paises com maior ranking de formação) a maioria das cadeiras são avaliadas com base em trabalhos e participações em aula, sem se realizar um único exame? A formação deverá recriar ao máximo a vida pós-curso, e um exame escrito(o mesmo já não digo dos exames orais) não recria minimamente esse futuro.
    Posto isto, não vejo problema nenhum em que as pessoas arranjem formas de se vingar do sistema imposto.
    Os cegos das leis, cumprem-nas sem questionar, os seres pensantes arranjam soluções para contornar os sistemas quando estes são errados. Maxime, é a diferença entre os soldados alemães que matavam obedecendo ás ordens do Fuhrer pois isso era a lei, e aqueles que não cumpriam as ordens, deixando os presos políticos fugirem.

    ResponderEliminar
  35. O que acontece a um aluno que nao cumpre o horario em que começa um exame? Chumba.

    O que acontece a um assistente que nao cumpre os prazos de correcçao dos exames? Nada.

    ResponderEliminar
  36. mas será sempre culpa deles? xiça, que infantilidade, anónimo.

    ResponderEliminar
  37. e nao será? nem todos os nossos males na epoca de exames sao culpa da secretaria (mas admito que tenho lhes tenho um odio de morte. a eles e a sua grande qualificaçao)

    ResponderEliminar
  38. A culpa não é só da Secretaria... dando um exemplo: basta olhar para os exames de DIP, que ainda não foram, na totalidade, entregues na Secretaria! Note-se que já passaram 9 dias úteis desde que o exame foi realizado,(ultrapassando os 7 estipulados no regulamento)! Há pessoas de vários anos, em plena época de orais com duas ou três notas, apenas!!!
    Os assistentes (na generalidade) não percebem ou não querem perceber, ou mais grave, estão-se nas "tintas" para o facto de cumprirem ou não os prazos e de prejudicarem os alunos!
    Queixam-se que têm muito trabalho e inúmeros exames para corrigir. Ninguém duvida, mas o que é certo é que são pagos para isso, ou estarei eu enganada? São pagos e trabalham mal? Enfim, não compreendo! Se têm ocupação profissinal além da faculdade, nós, alunos, que culpa temos disso? Se não conseguem trabalhar em todos os lados, pois então que deixem o lugar a outros, que certamente não faltará concorrência. Com tamanha incompetência, os prejudicados são sempre os mesmos: os alunos!

    ResponderEliminar