segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Denúncia

O MAPA vem, por este meio, denunciar situações extravagantes que têm acontecido nos últimos tempos, apelando a que os alunos venham aqui ao blog, reclamar das injustiças que sofram, atrasos da secretaria, e outras questões da fase que se avizinha!

Metade de nós ainda não tem as notas todas na secretaria virtual, pelo que, caso não nos tenham sido comunicadas as notas, por culpa ou não nossa, poderemos ter de esperar até a data do exame para saber se estamos em Avaliação Final ou Avaliação Contínua.

Existem alunos na nossa faculdade que correm o risco de não ter avaliação contínua a disciplinas para as quais foram avaliados e estudaram, e tiveram pelo menos um elemento escrito superior a 13, devido à irresponsabilidade dos assistentes que não sabem o que fizeram aos testes!

Outros de nós tiveram a sorte de receber, dias depois do natal, a notícia de que o Manual de uma das cadeiras do ano respectivo, que continha a matéria base para o futuro Exame a realizar daí a uma semana, tinha acabado de sair! Isto, sabendo que alguns de nós não vive nas zonas com maior acessibilidade do País e que pelo meio tivemos Direito a um feriado e um domingo! Como sempre, o interesse dos alunos em primeiro lugar.

Também temos, na nossa Faculdade, casos de disciplinas em que não há um ou dois livros a partir dos quais se pode seguir o programa da disciplina mas uns 30 textos diferentes, indicados aleatoriamente em cada aula prática, perdendo os alunos horas em filas na biblioteca e na reprografia, sem falar na desorganização que tal "método" provoca.

Sobre estes e outros assuntos, enviem-nos a vossa opinião e outras críticas, que serão acrescentadas a este mesmo post.

Obrigada.

Bons Exames para todos.

8 comentários:

  1. e ha pessoas q n têm nenhum manual para uma disciplina... sao um molho de folhas ou sumarios, ou 4 livros!

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  2. meus caros... não sejam tão duros: o manual da cadeira de que falam esteve, como sabem, para não ser publicado antes dos finais de janeiro. Tinha sido essa a informação que me tinham dado na Almedina, aliás.

    Porque não encaram essa publicação como uma prenda de natal? É patente que houve um esforço para disponibilizar esses manuais antes do exame: tanto, que o livro ainda surgiu em 2009, e tem como data de publicação 2010. das duas uma: ou alguma editora fez uma viagem no tempo; ou os livros estavam já armazenados e houve ordem expressa para que fossem postos à venda quanto antes.

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  3. errado filipe, se estas a falar do que penso q estas a falar, o Prof disse na aula ja em Dezembro, se n estou em erro, que tinha enviado os livros para publicaçao. ate disse que ja sabia mais ou menos em que altura estariam disponiveis: "por volta do natal". que foi o caso. a questao nao se tratará de os livros terem saido a 7 dias do exame, mas talvez de os livros nao terem saido antes das ferias, durante as aulas, a tempo de, a medida que davamos a materia, poder acompanhar a partir do livro do regente. alguns de nos tiveram de se contentar com outros livros, de outros professores. sorte a nossa que em termos de doutrina nao divergiam mt. mas ainda assim, nao é a mesma coisa, como com certeza concordarás!

    Obrigada pela atençao.

    Madalena Rosa

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  4. se é ese o problema, então estamos de acordo, Madalena - também me fui perguntando porque é que o regente no foi tendo alguma solidariedade para connosco e não disponibilizou na reprografia folhas soltas com a matéria mais importante.

    Uma outra coisa que me dá muito que pensar é a própria articulação das aula teóricas e práticas. Porque é que nas aulas teóricas continuamos a ter o mesmo esquema pré-bolonha? Agora temos 2 aulas práticas por semana, não 3 - não seria razoável que nas próprias aulas teóricas as matérias supérfluas ou melhor, as matérias culturais, fossem apenas referidas en passant? Deixando, assim, mais tempo para expor as matérias mais importantes objectivamente?....

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  5. Exacto. O problema, neste caso, exactamente esse, o mau planeamento do tempo.

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  6. agora que já assinam gostava de perceber do que é que estão a falar...

    textos codificados ainda não percebo. e gostava genuinamente de vos ler...

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  7. O pouco tempo de aulas teóricas que existe durante os 3 meses de cada semestre, devia ser aproveitado para dar matéria que realmente importa para o nosso futuro como juristas, e não, para recitar matérias históricas, que deviam ser dadas ao de leve e nao com a profundidade com que são leccionadas.
    É inadmissível que um regente chegue ao final do semestre e não tenha dado matérias cruciais para o curso de Direito, porque perdeu metade das aulas a dar a evolução histórica de uma dada disciplina. Enfim, há situações verdadeiramente aberrantes para serem reais.

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  8. dizer "aaah nos gostamos imenso de Bolonha coiso e tal" é muito giro. agora implementarem bolonha como deve ser ta de chuva!
    incompetencia é bonita e eu gosto. . .

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