quarta-feira, 10 de março de 2010

A Proposta

Debate entre Listas

Atendendo à dificuldade em obter um consenso entre as listas sobre que Aluno/Movimento deverá moderar o debate, e sendo desejo nosso que tal se realize com a participação de todas as listas, porque só assim será benéfico para todos, o MAPA, publicamente e por este meio, propõe o seguinte:

- Que a moderação do debate seja da responsabilidade de 3 Alunos, sendo cada um deles indicado por cada uma das Listas;

- Que o Aluno indicado por cada uma das Listas não seja parte integrante nem pertença a uma entidade afecta à mesma;

- Que as razões que levem as Listas a indicar determinados Alunos para moderar o debate sejam também elas publicamente apresentadas e fundamentadas;

- Que a estrutura do debate seja elaborada pelos Alunos escolhidos para o moderar e que também ela seja apresentada;

O MAPA entende que desta forma se tenta preencher da melhor forma possível os requisitos de Imparcialidade, Idoneidade e Transparência que tal acto merece e que a Comunidade Estudantil exige.
Acresce que o projecto original do MAPA consistia nunca em ser o próprio MAPA a moderar, mas sim um docente ou uma outra figura externa ao próprio corpo estudantil, sendo que desta forma se garantiria melhor o bom funcionamento do debate. Logo, qualquer recusa à moderação por parte do MAPA foi claramente infundada, uma vez que essa não foi a proposta.
Porque o DEBATE é uma URGÊNCIA e todos nós devemos marcar presença, o MAPA considera cumprida a sua função, pois as três listas já aceitaram o desafio e estamos no caminho da sua efectiva realização!

Com os Melhores Cumprimentos,
MAPA
10 de Março de 2010

NOTA: Este comunicado foi já exposto na nossa Faculdade.

104 comentários:

  1. Vocês são um rir... Obrigado por existirem só por me proporcionarem tão bons momentos de humor.

    ResponderEliminar
  2. falam dos erros dos papeis do mapa. que frase é esta "Vocês são um rir"?

    ResponderEliminar
  3. é bom ver pessoas tão optimistas em tempo de crise

    ResponderEliminar
  4. Tu também és um rir, deixa lá.

    ResponderEliminar
  5. Vamos lá a decidir-nos! Tanto se queixam que estes miudos nao fazem nada, como a seguir dizem que eles sao demasiado optimistas, que fazem mais do que lhes compete.
    AFINAL? Tanto os alunos de direito sao inertes e por isso sao uma merda, como quando alguns se mexem, tambem lhes chamam uma merda.

    Somos é todos uma merda, é um facto

    ResponderEliminar
  6. há pessoas que só sabem CRITICAR, mas fazer alguma coisa para melhorar o que quer que seja já não são capazes, porque nem coragem têm para tentar.
    R.

    ResponderEliminar
  7. neste momento o mapa faz mais que a aafdl, visto q a nossa associaçao desde dezembro que nao funciona ja que estao todos preocupados com as eleiçoes de finais de março/inicios de abril! Onde esta a direccao da aafdl?
    Porque é que é o MAPA, que nao tem "legitimidade para nada" aos olhos dos meninos da lista B, que acaba por esclarecer os alunos, quando eles nao sao idoneos para nada, e nao tem a menor obrigaçao?
    Acusam-os de dizerem e fazerem coisas quando a aafdl é que a deve fazer, mas se calhar deviamos olhar antes para o facto de a aafdl nao o fazer e de estas pessoas se voluntariarem para trabalhar, perdendo o seu tempo sem ninguem lhes pedir, que nem sequer o fazem com o objectivo de conseguirem um tacho ou uma posição numa lista ou direccao!

    Obrigada mapa. Espero que sirvam de exemplo para a futura direcção!

    Joana

    ResponderEliminar
  8. Joana, se me conseguir dar alguns exemplos em que o Mapa "fez mais do que a aafdl", agradecia.
    Ou seja, que coisas é que o Mapa faz que tanto contribuem para a faculdade?

    Obrigado.
    Miguel

    ResponderEliminar
  9. pela joana não sei, mas falando por mim, esclareceu-me várias dúvidas quanto a regulamento de avaliação e situações práticas tanto de orais como requerimentos. coisas simples, mas fazem a diferença

    Ana

    ResponderEliminar
  10. Grande MAPA deixaram os Cristovao Marques com vontade de se esconder nos buracos dos jardins da Faculdade! è mesmo assim, nao se deixem intimidar, voces sao eleitores, sao alunos, merecem respeito!

    ResponderEliminar
  11. Nao ha uma lista de jeito este ano, acho que vou votar nos Marretas

    ResponderEliminar
  12. Concordo com a Joana no aspecto em que o MAPA está a fazer muito mais pelos alunos do que AAFDL.

    Não venham para aqui os coitadinhos da B choramingar e tentar deitar o mapa abaixo. Não venham os tertulianos com a mania que são cultos, apareçam apenas aqueles que estão empenhados em mudança.

    Uma coisa é certa! Muitos movimentos de mudança já surgiram na FDL. Temos a AAFDL com 95 anos, a Tertulia Libertas com 29 anos e actualmente o MAPA. Tudo grupos de pessoas que surgiram em épocas distintas para enfrentar as justiças existentes.

    Acho que o MAPA surgiu porque as instituições existentes na FDL já não se mexiam! A AA passeia-se pelos corredores, sorrindo e acenando, a tertulia libertas organiza saladas e tomatadas, quando devia estar junto do mapa na luta pelos direitos dos alunos, e no meio de tanta barracada o MAPA é que leva com tudo em cima.

    Ninguem se deve calar! Para quê o 25 de Abril se as pessoas não abrem a boca com aparecer no BERRO?

    Pelo amor de Deus, MEUS SENHHORES, agradeçam ao MAPA a ajuda e o empenho que têm sido cedidos, não se escondam atrás dos vossas imponentes cargos e da vossa ociosidade que vos aqueceu a cadeira real!

    Ó lista A, desculpa... Lista B, todos caem da cadeira, até o Saalazar caíu, e está na altura de perceberem que vocês já deviam ter caído há muito tempo.

    Ó Tertulia Libertas, mas afinal Libertas o quê? pois, nada! Acho que é melhor começares a mexer-te e fazeres algo de útil pela Academia, caso contrário bem que podes arumar os trapinhos pretos numa caixinha e deitá-los ao rio tejo, porque se não fazem aquilo para que servem acabem com esse clubinho restrito lá dos fundos da FDL.

    MAPA continuem com o optimo trabalho. Sempre vos critiquei por não darem a cara, agora que se mostraram não há nada de negativo a apontar, pelo contrário.

    Miguel Henriques 1º Ano, não, não escrevo em anónimo!

    ResponderEliminar
  13. Fico feliz por ver um aluno do 1º ano a mostrar maior maturidade e conhecimento da sua Faculdade e da nossa academia que 80% dos meninos do 3.º e 4.º ano. Espero que haja mais gente como tu no 1.º e 2.º ano, assim vale a pena pensar no futuro!

    ResponderEliminar
  14. A Lista X reitera a sua total disponibilidade para participar no debate. Respondendo ao apelo do MAPA, optamos por propôr dois nomes para possiveis moderadores, visto que não consideramos justo preterir um em relação ao outro, deixando assim às pessoas referidas a possibilidade de chegarem a um consenso.
    A Lista X propõe:

    Gonçalo Carrilho, visto ter sido o primeiro colega a abordar-nos, interessado na moderação de um debate.

    Gonçalo Monteiro, pelo trabalho constante, em conjunto com a restante equipa do MAPA, para assegurar a realização do debate.

    Queremos o debate, e esperamos um consenso para que este se possa realizar.

    Saudações Académicas

    ResponderEliminar
  15. Caro anónimo, tudo isso que me contas sobre o início da Tertulia já eu conheço.

    Sou caloiro? Sou, e com orgulho! E sefalo como se já estivesse na FDL há mil anos é porque quando entrei para esta faculdade e me deparei com coisas que não conhecia fiz o dever de investigar.
    Passei a pente fino a história da revolução estudantil de coimbra de 69, o movimento que levou à criação da tertulia a nível nacional. Li blogs com alguns anos de existência sobre a FDL, como Bar Velho on line, Os Marretas, outro mais recente, como O Requerimento é Idiota, e tantos outros! Portanto se seio que estou a falar é porque já li centenas de comentários de alunos daquela faculdade dutrante anos a falar do mais e do mesmo.

    Talvez seja por isso que um aluno de 3º ano que nunca se interessou por investigar o passado dos orgãos da fdl não saiba explicar a um CALOIRO o que é a tertulia.

    Quanto ao Daniel Reis, eu sei perfeitamente que ele é conselheiro pedagógico e depois?

    Talvez tu, caro anónimo, é que não saibas que a proposta apresentada para o Novo Regulamento de Avaliação foi feito com muita ajuda dos conselheiros pedagógicos, talvez não vás às RGA's, como EU VOU.

    Não querendo criar conflitos, faço apenas um único alerta, que considero ser o mais importante no meio disto tudo:

    A população movimenta-se quando a sociedade e os seus institutos não defendem essa mesma população. A criação do MAPA é o grito de uma faculdade que se vê amarrada à AAFDL e à tertulia Libertas, organismos que podem já ter feito imenso pela FDL e são hoje merecedoras de respeito, (SIM SUBLINHO, A TERTULIA MERECE RESPEITO PELOS SEUS FEITOS), mas não podemos passar a nossa vida a adorar instituições envelheecidas e inertes que se sentem felizes só porque tiveram um passado grandioso! Era o mesmo que hoje em dia eu cagar para a economia internacional, para a UE, tudo porque o mês país apesar de hoje estar num buraco e sermos O CU da Europa, um dia foi um grande império e "deu novos mundos ao mundo!" Faz sentido? Claro que não!

    Como é possível a Tertulia não se movimentar contra as sucessivas alterações de regullamentos em anos anteriores?! Como pode a AAFDL calar-se perante a instituição de Bolonha?

    Então? Onde estão os bravos que fecharam a cantina? Onde estão os responsáveis pelo famoso luto académico?

    Sabem a resposta? Reformados, ou em casa!

    Acredito que a culpa não seja da instituição em si, mas das pessoas que as edificam.
    Se a AAFDL está no que está é porque é composta por incompetentes, se a Tertulia está como está é porque é composta por gente que acha piada pertencer a uma sociedade secreta!

    Adorava ver uma FDL nova, onde a AA trabalhasse, até mesmo em conjunto com a tertulia, de forma a lutarem pelo interesse comum dos estudantes, porque é para isso que vocês servem, e tal como um governo, não cumprem as suas funções são demitidos!

    Podem insultar-me, chamar de caloiro, expor-me no Berro, entre outros, só digo que a mim ninguem me cala, e defenderei a minha opinião até que me provem que estou errado.

    Srº Anónimo, se tem problemas em dizer o seu nome, continue a esconder-se, há muitos anónimos que vagueeiam por aquela faculdade! Encontramo-nos na próxima RGA, espero.


    Faço um apelo à Tertulia para que próxima RGA não estejam lá para serem do contra, mas sim para lutarem por nós, pois no estado da actual AAFDL, Tertulia são os únicos que têm na mão a revolta estudantil.


    O caloiro, Miguel Henriques

    ResponderEliminar
  16. Primeira nota: eu não sou o anónimo das 11h31.

    Segunda nota: um dia ainda te vais rir das merdas que aqui escreveste.

    Terceira nota: "Passei a pente fino a história da revolução estudantil de coimbra de 69, o movimento que levou à criação da tertulia a nível nacional." Em primeiro lugar, ainda me hás-de explicar o que é a tertúlia a nível nacional. Em segundo lugar, gostava de saber se tens mesmo a certeza de que foi a revolta de 69 que deu origem à Tertúlia Libertas.

    Quarta nota: vais mesmo rir-te disto um dia.

    Quinta nota: o facto de alguns conselheiros pedagógicos terem participado na proposta de regulamento de avaliação não quer dizer que o Daniel Reis tenha feito alguma coisa por isso.

    Sexta nota: devias ter cuidadinho com o que dizes.

    Sétima nota: a criação do MAPA não merda nenhuma do que dizes. É um bando de putos com pouco que fazer e que gosta de brincar aos meninos grandes.

    oitava nota: não sejas tão revoltado. Mete gelo e bate uma que isso passa.

    Nona nota: usa lenços quando o fizeres.

    ResponderEliminar
  17. Só mais uma coisinha... Os "bravos que fecharam a cantina" estão agora a trabalhar para alimentar putos da tua idade.

    ResponderEliminar
  18. Ouve lá, percebes as perguntas que te fazem? Não duvido que o Rei da praxe aka daniel reis tenha participado na elaboraçao do regulamento, apesar de todos sabermos que quando o miguel machado falava o resto baixava as orelhas.

    mas a pergunta que fizeram foi: "quantas vezes o daniel reis falou no pedagogico? quantas vezes traçou um caminho diferente da aafdl?"

    porra, se um gajo poe um cartaz na fdl numa segunda, a dizer q a aafdl nao faz boi e q os professores abusam e o caralho que os foda, e na sexta vai po pedagogico e fica calado... ate pode ter a um regulamento de avaliaçao todo pensado e pronto a escrever, mas perdeu a melhor opurtunidade que tinha para fazer aquilo para que foi eleito (e que acusa a aafdl de nao fazer).

    era isto que te perguntava: se tens noçao da incoerencia que isto representa.

    quanto ao resto, epa, putos como eu ja vi eu na fdl aos molhos. so te falta dizeres nos bares que um dia vais ser presidente. se investigares nesses blogs de que falaste vais ver um onde eles acabaram

    ResponderEliminar
  19. "Adorava ver uma FDL nova, onde a AA trabalhasse, até mesmo em conjunto com a tertulia, de forma a lutarem pelo interesse comum dos estudantes, porque é para isso que vocês servem, e tal como um governo, não cumprem as suas funções são demitidos!"

    quanto a esta alarvidade, aconselho-te, uma vez mais, a leitura dos blogs que falaste. vais ver que por mais merda que houvesse, quando foi preciso, tertulia e aafdl trabalharam em conjunto.

    lol por acaso a lista b fez uma conferencia sobre essa merda. podem n valer grande coisa aqueles gajos, mas ao menos nao falam de cor do passado

    ResponderEliminar
  20. caloiro Miguel, nao ligues a esta pessoa (sim pq estas criticas todas vêm só de um lado e deixa me adivinhar - é de alguem da aafdl!)apenas é um frustrado que provavelmente este ano nao vai conseguir levar o seu tachinho ao extremo.
    como alguem que comentou ha uns dias aqui o disse meus caros, vamos a DECIDIR NOS!
    tanto reclamam ( e oiço todas as listas a reclamarem disto ) que os caloiros nao sao empenhados, andam a apanhar bones, nao fazem a minima do que se passa, e so pensam em marrar (e fazem eles bem, para os notoes que andam a ter!!) como quando aparece aqui um caloiro (que ainda por cima tem a CORAGEM QUE MAIS NINGUEM TEM de dar a cara) com uma mente ja desenvolvida no que toca a sua academia e ao que nela se passa, caem lhe todos em cima? arranjem uma vida, batam com a cabeça nas paredes, chorem por o benfica ser campeao ou por ter empatado com o marselha ou seja o que for, mas poupem nos a vossa ignorancia!!
    Estamos fartos de gente retrogada, com vendas nos olhos, autenticas marionetas, que ate podem achar que a lista b,c,x nao é propriamente a melhor mas epa como tenho la os meus amigos e cmo dali retiro alguma coisa, entao EU DOU O MEU CORPO PELA LISTA!

    O que voces precisam é de novos horizontes, e acima de tudo, de PRINCIPIOS e um bocadinho de humildade e ja agora caracter!

    Paula

    Ps- caloiro Miguel Henriques sublinho o que disse o anónimo de 11 de Março de 2010, as 17:14.
    continua, nao estas longe da verdade

    ResponderEliminar
  21. epa este pessoal da cabo de mim! nao sei quem escreveu as 17:52, 17:55, 18:02 e 18:06 mas tasse mesmo a ver que:
    a) Faz parte da AAFDL (ou seja nao ve mais nada a frente, nem mesma a verdade nua e crua do que pra la para dentro vai!)
    b) Faz parte da AAFDL e da Lista B (idem)
    c) Faz parte da Lista X

    Ja agora, para quem comentou que so falta o este miudo dizer que so falta tar nos bares a dizer que vai ser presidente... vou te contar uma historia: tas a ver o Andre Machado suposto vicepresidente da Lista B? No dia/semana em que ele entrou para a FDL... ja ele dizia que ia ser presidente da Associação.
    E com isto me fico.

    ResponderEliminar
  22. bora la puto miguel, desanca nesses fascistas ANÓNIMOS! querem jogar gente decente abaixo, têm medo é de perder o tachoo, tachinho qué bom pro cozinhado... seus boys de partidos, chupistasssssssss

    ResponderEliminar
  23. curioso... e que esses putos do mapa acabam alguns por ser mais velhos (e mais antigos na FDL) que o Rex da tertulia. Mas enfim. Se nao e prova de que se tem deixado a tertulia morrer o facto de ninguem fazer tomatado, querem o que mais para abrir os olhos? o caloiro deu mais uma pista.

    ResponderEliminar
  24. A única pessoa capaz na FDL de assumir a presidência da AAFDL seria o Armando Rosa!! Toda a Academia se revê no trabalho que ele sempre fez, na sua postura integra, muitissimo prestável, nunca o vi falar mal com ninguém e aturava toda a gente na época de exames, por e-mail ou telefone.

    Acordem todos suas bestas, o Daniel Reis ia ser membro da Lista B e deu a facada ao Armando, qual judas traidor, sem caracter, sem personalidade, a mando do Couto. O que acham que foi as praxes?!? Só serviram para usar os burros dos alunos do 1 ano para ir atrás dele.

    E do Ivan, desse nem falo, porque é uma nulidade, nunca resolveu problema nenhum, só arranja intrigas, é mal formado e mentiroso.

    Grande atitude do mapa em falar do Armando Rosa, eu não gostava da equipa dele, mas ele teria sido o melhor presidente de todos os tempos se fosse uma candidatura sozinha.

    ResponderEliminar
  25. Cristóvão e Armando, dois grandes trabalhadores!

    ResponderEliminar
  26. Assim se vê o respeito que os alunos da fdl merecem dos apoiantes do armando e da lista B.

    Segundo o anónimo das 02.23, as praxes "Só serviram para usar os burros dos alunos do 1 ano para ir atrás dele.". Realmente,o Daniel organizar umas praxes decentes, com o unico objectivo de integrar os alunos (pergunta às centenas de "burros" que participaram, sendo que ninguem foi obrigado), é totalmente reprovável; mas no que toca a chamar burros aos alunos, ja nao ha problema nenhum, demonstra bastante respeito e atitude, sem duvida.

    ResponderEliminar
  27. nao sei quem fez o ultimo comentario mas n duvides. a malta da lista b DESPREZA metade dos alunos da fdl sao completamente indisponiveis. é esta a direccao da aafdl que queremos que nos represente? nao.

    ResponderEliminar
  28. a campanha para a AAFDL este ano é ainda pior que as series dos vampiros da TVI!

    ResponderEliminar
  29. eu para mim pode ganhar qq uma, menos a A, porque ja lá tá ha bue tempo e nao fez nada de jeito, ta dito

    ResponderEliminar
  30. a A ja nao existe! É a B!

    ResponderEliminar
  31. A A não existe. è a B! e do conselho de lista da B, só uma pessoa nunca foi eleita para nada pela lista A. E no mesmo conselho de lista, estão 7 actuais membros de direcção, mais um coordenador de gabinete. Portanto, mais um voto e têm maioria na actual direcção. Que, por puro acaso, é da lista A.

    Mas como o anónimo anterior afirmou: a A ja não existe! É a B!

    ResponderEliminar
  32. oh meu boi anónimo de 12 de Março de 2010 11:31.

    tu keres komparar a importancia, leia-se possibilidade de trabalho, de kolaboradores (era o k todos os da x eram) kom dois vogais?! um presidente pela a outro pela c?!

    ou es ceguinho ou es parvo...

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  34. adoro que usem este blog para fazer contra-propaganda a cada lista. haja paciencia, se calhar voces deviam ocupar-se com outras coisas. leiam jornais, um livro, vao ao cinema, estudem. estao pior q o pessoal das listas que ja nao pensa em mais nada sem ser a semana de campanha

    ResponderEliminar
  35. quem quer apostar que perca quer perder as eleiçoes está batido na aafdl na mesma para o ano? nao nos esquecemos do grande Luis Frias que esta sempre contra a Lista A/B mas tambem o vemos sempre a colaborar quando pode.
    nao estou a ver o daniel reis, o ivan duarte ou o cristovao marques a deixarem se ficar para tras se perderem.
    o poder é um vicio demasiado potente para passar com reabilitaçao. é lhes mais vital que a agua (ou no caso do cristovao, a cerveja)

    ResponderEliminar
  36. alguem ja se lembrou de avisar o cristovao de que as funçoes do presidente da aafdl nao sao tirar cerveja e reparar as maquinas de cerveja quando elas so tiram espuma? nao va ele estar confuso...

    ResponderEliminar
  37. O Daniel Reis usou a tradição académica para andar a conhecer caloiros e daí montar a lista x! Alguém duvida disto? Uma vergonha. depois deu a facada ao armando de quem dizia ser amigo. querem um presidente traidor e sem escrupulos para atingir o poder? sem caracter? ou o ivan que nunca fez nada, nunca trabalhou e foi sempre o armando quem tratou de todos os problemas e queixas de forma eficaz e nao se gabava de nada enquanto que o Canalha do ivan passeava pelos bares a caçar votos

    ResponderEliminar
  38. Deixem de ser ignorantes. Eu, que nem sequer estou a pensar votar em ninguem, sei que não foi o Daniel Reis a fundar a Lista X. Isso é publico e toda a gente sabe.

    ResponderEliminar
  39. Ignorante maior é aquele que não quer ver o que tem à frente dos olhos! O Daniel Reis usou as praxes para agarrar o 1.º ano, usou estes alunos e depois deu a facada ao Armando porque queria um cargo alto e usar a JS para influenciar toda a Lista B o que o Armando recusou pk é um gajo com princípios! Aí o Daniel Reis com sede de poder deu lhe a facada e aranjou a lista X!
    Querem um presidente sem caracter? Um traidor? Desleal? Sem escrupulos? Eu NAO!!

    ResponderEliminar
  40. só digo que para mim podem mudar a letra de B para A ou de A para B, a lista é a MESMA. são os mesmos canalhas!

    admitamos que mais valia terem continuado como A, porque esta jogada para B (do género lado B da vida) ainda fica mais RIDICULA, é obvio que a tanga é a mesma, só que para mudar de ares mudam de letra, por sinal logo a seguinte do alfabeto (ironico...)

    Estes gajos já enjoam.. são sempre os mesmos, são uma OLIGARQUIA do poder, passam testemunhos uns dos outros do tacho e ainda ha quem vote neles.. viva a demoniocracia

    Realista

    ResponderEliminar
  41. Daniel Reis (o Judas): Lista A
    Pedro Saraiva (o boy da JS): Lista A
    Eddy (o zero da FDL): Lista A
    Fabio Morgado (quem és tu mesmo?): Lista A
    Tania Martins (modelo dos desodorosante DOVE): Lista A

    Ivan (o boneco virgem): Lista A
    Daniel Geraldes (o Padre): Lista A
    Elias (filosofo falhado): Lista A
    Gilberto (o nada da FDL): Lista A

    Logo CANALHAS também como tu dizes!!

    ResponderEliminar
  42. Meu caro, como tanta coisa na vida, a Canalhice também é gradativa, ora atenta:

    Daniel Reis- Lista A- Conselheiro Academico
    Pedro Saraiva- Lista A- Colaborador
    Eddy- Lista A- Suplente do Conselho
    Fabio Morgado- Lista A- colaborador
    Tania martins- Lista A- colaborador

    Ivan- Lista A- Vogal
    Daniel Geraldes- este é o teu amigo imaginario certo?
    Diogo Geraldes- Lista A- colaborador
    Elias- Lista A- colaborador
    Gilberto- Lista A- coordenador de gabinete

    Agora é que vem a parte gira.. tás pronto??? ora...1,2,3..ai vai:

    Armando Rosa- Lista A- VICE PRESIDENTE
    Cristovão Marques- Lista A- VOGAL
    Albuquerque- Lista A- VICE PRESIDENTE
    Afonso Scarpa- Lista A- VOGAL
    Jorge Pinheiro- Lista A- VOGAL

    (será que fica por aqui? naaaa siga)

    Balseiro Lopes- Lista A- VOGAL
    Pedro Azevedo- Lista A- VICE PRESIDENTE DE MESA
    André Machado- Lista A- COORDENADOR DE GABINETE

    Mas a parte de tudo o que disseste acho que estiveste muito bem, gosto muito de ver uma argumentação tão bem sustenta...parecias um taxista a falar de bola, bom trabalho!

    ResponderEliminar
  43. isto é muito bom. e no fim das contas? o que mudou desde o ano passado? porque se chatearam as comadres?

    ResponderEliminar
  44. caro amigo lista h, vamos la esclarecer a situação.

    Fartas-te de dizer que o daniel reis deu facadas, e usou isto e aquilo para criar a lista X. Fala com as pessoas da faculdade, e se abrires os olhos, talvez finalmente entendas que o Daniel não fundou a Lista X, foi sim convidado, posteriormente à fundação da Lista, para ser presidente.

    Ah mas é verdade, para apoiantes da A/B como tu, só os presidentes é que podem criar listas. Peço desculpa pelo choque.

    ResponderEliminar
  45. chatearam se as comadres pq toda a gente quer mandar, mas no fundo so uma vontade é q conta. ninguem pode ter opiniao propria na AAFDL nao ha disciplina de voto mas sim disciplina de pensamento!e ha pessoas q n gostam.
    Ao Daniel Reis nao lhe chegava o Pedagogico e o Ivan provavelmente estava farto q lhe tentassem passar a perna (sim, pq eles todos sempre souberam quem tinham de manter debaixo de olho) e por isso formou se a Lista X e a C. Tenho pena que o Daniel e o Ivan se tenham esquecido de um pormenor: unidos vao mais longe que separados. se juntassem a Lista X e a C ganham num abrir e fechar de olhos a Lista B! Separados... nao me cheira.

    E la vamos nos ter de aturar aqueles pulhas outra vez no poder

    ResponderEliminar
  46. Exacto, dentro da AAFDL e Lista B, nao se pode ter opiniao diferente, uma pessoa entra noutro projecto, noutra lista, e chamam logo de traidor, ate deixam de lhe falar (estes tipos acham que estao no 9.º ano!), e rogam todas as pragas possiveis.
    Se calhar se deixassem de ser intolerantes e intransigentes se permitissem a vossa direccao e colaboradores ter uma opiniao propria, quem sabe a historia mudava. se tirassem as vendas que tem nos vossos olhos e se permitissem a ver e estudar horizontes diferentes a AAFDL evoluia!

    Ó utopia!

    ResponderEliminar
  47. nao sei quem é o otario que escreveu este aglomerado de palavroes, ja sabemos que es bue mau, e dizes caralho e merda, uuuuuuuh, isso é tudo para ficarmos com medo de ti?

    cresce e aparece

    ResponderEliminar
  48. este blog é melhor que um psicologo

    ResponderEliminar
  49. quem devia ir a um psicologo é o pessoal da lista B, como é que alguém quer ganhar eleições a escrever coisas daquelas em espaços publicos.

    ResponderEliminar
  50. este pessoal fala mal da lista b a torto e a direito (e bem) mas depois vais a ver e
    a) votam neles
    b) nao votam, e oferecem-lhes (mais) um mandato!

    Se nao queremos aqueles tachos na AAFDL a partir de Abril, vamos movimentar esta gente e ajudar a IMPEDIR que eles ganhem pelo amor de deus.

    Nao sou a favor de nenhuma lista em especial mas sou anti-lista B!

    PS-este ano as listas é so putos virgens!

    ResponderEliminar
  51. Eu acho que o comentario ofensivo aqui deixado pelo candidato da lista B é a prova de que aquela lista está totalmente deturpada...O Mapa devia imprimir tal comentario e distribuir pela faculdade, ofende colegas de faculdade, de forma não democratica e não politica, vergonhoso.

    ResponderEliminar
  52. o mapa nao desce baixo como a lista b. o mapa teve a coragem (e nao sei ate que ponto nao exageraram) em distribuir e publicitar tudo o que o cristovao marques lhes disse na segunda feira passada, e a lista b, para se defender começou a espalhar boatos sobre os seus membros para todos os cantos da faculdade.
    por aqui vemos como alguns membros da lista b têm de parar de ver os morangos com açucar e ler o twilight
    a serio. Esta-vos a fazer mal!

    ResponderEliminar
  53. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  54. Não sei se devo rir ou chorar. Acho que este blog ultrapassa em muito as novelas da tvi!

    Ao menos há discussão! Deitem tudo cá para fora... Até se descobrem algumas verdades...

    Tenho curiosidade é como é que há para aí um anónimo que é capaz de saber mais da vida dos estudantes, que os estudantes em si!

    Olha lá, se souberes as perguntas pó exame de teoria, manda cá pra fora!

    ResponderEliminar
  55. LOL vcs ainda dao ouvidos a este caloiro ele é da lista X! tens a cabeça bem lavada miúdo é so o que eu te digo, mas enfim... foi so ir ao facebook da lista x que vi la a tua carinha todo contente no bar novo a agarrar numa plaqueta com um X a azul nao tens grande credibilidade...

    ResponderEliminar
  56. txi, é a da lista X o miúdo, desperdício completo

    ResponderEliminar
  57. qual é o desperdicio de ser da lista x?

    ResponderEliminar
  58. qualquer pessoa que tenha ido a alguma das RGL´s da Lista X, percebe que esta conta com pessoas altamente motivadas e competentes, e é a única verdadeira força de mudança. Desperdicio? O Miguel é um dos exemplos de pessoas extremamente dotadas a trabalhar naquela lista!

    ResponderEliminar
  59. O Reis era Vogal do Armando e deu lhe a facada porque queria um tacho grande! O Saraiva era vogal do Armando também e fez o mesmo. Qual defensores dos estudantes, só pensam neles e na JS que é quem manda neles.O Eddy tava com o Armando e deu de frosques porque só iam consoante a qualidade para os lugares e não por pressões de fora que ele nao aceitou e muito bem. Fdx foi um gajo de palavra e honra e que me disseram teve uns problemas graves fodidos e teve de abdicar. Foi o unico gajo a trabalhar sempre no duro de manha a noite em tudo. Humilde.

    Abram os olhos otarios!!

    ResponderEliminar
  60. Realmente, sempre que aparece alguem a defender a B ou o Armando, as expressões "foda-se", "fodido", "otarios", etc, são recorrentes.

    Assim se ve a classe desta gente

    ResponderEliminar
  61. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  62. Essa gente tinha classe na pessoa do seu primeiro candidato respeitado por toda a gente na FDL, alunos de todos os anos e professores e por todas as Listas k agora ai tao. Deviam unir-se era todos porque o unico tipo com estaleca e perfil era o Armando Rosa

    ResponderEliminar
  63. o armando era a maior rosa do nosso jardim. mas murchou...

    ResponderEliminar
  64. O armando foi a UNICA pessoa que trabalhou no presente mandato e ainda levou um pontape no rabo (ainda que tambem seja verdade que ele se teve de ausentar por motivos pessoais)

    ARMANDO HA SEMPRE O PROXIMO ANO

    ResponderEliminar
  65. Alguem sabe o que é que aconteceu ao Tiago Gonçalves, ja que o nome dele desapareceu do Conselho de Lista da B?

    ResponderEliminar
  66. Posso fazer uma pergunta? Vão votar em listas ou em caras?

    Podem dizer o que vos apetecer sobre a X, sobre o Daniel, podem falarf de valores morais de um presidente, mas afinal quem são vocês? Anónimos? Só digo que mostrarem-se sapientes atée foi uma boa jogada, até colocarem as caras e os feitos dos cabeças de lista à frente de tudo o resto?

    Querem saber porque estou na X? Não é pela carinha linda do Daniel, ou pelo seu nome soante, ou pelo seu humor!
    Se estou na X, é porque existe um programa realizado POR ALUNOS, PARA ALUNOS, realizados em reuniões semanais entre lista e alunos da FDL!
    Que lista fez isto? Deixar alunos criar o progrma que consideram o ideal? Isto sim é um verdadeiro exemplo de participação académica e interesse na academia!

    Eu voto na X, pois quero mudança, A Mudança, e porque toda a equipa apresentada na 2ª RGL é super competente!

    Mas vocês são dAqueles que votam apenas na carinha do presidente? Pois... isso mostra o vosso grau de inteligência!!

    E o caloiro sou eu???

    ResponderEliminar
  67. aiai
    as coisas que uma pessoa tem de ler...
    e ainda querem estes bem intencionados fazer um debate...
    como dizê-lo? nem que a verdade vos batesse 100 vezes na cabeça voces a reconheciam... sejam de que ano sejam adimtam-no sao todos caloiros no real sentido da palavra no q toca a fdl.
    nunca mexeram uma palha q fosse ali dentro. nunca passaram uma noite sem dormir para q fosse levada a cabo a vontade dos alunos... sim a vossa q estavam em casa em panico a estudar para os exames e a pensar q aqueles meninos da associaçao sao so festas e copos e nunca fazem nada...
    nunca deram tudo pelos estudantes, sim mais uma vez por voces, para que depois na hora H voces dissessem q n podiam aparecer pq n tinham tempo...
    p isso n venham agora paqui fingir q sabem do que falam... e muito menos dizer q aprendem em blogs...
    e ouçam quem sabe...
    lembrem-se onde andavam os meninos q hj se estao a candidatar... ora vamos fazer rewind...
    daniel reis... epah n me lembro, o gajo nc fez um caralho p o q quer q fosse e agr lembrou-se q quer ser presidente, bem faz sentido, afinal começou na S e a escola do andré couto de colaborador e vice-colaborador e dificil de esquecer.
    ivan duarte... pois q esse smp andou na biblioteca ou na jsd... mm qd os alunos tinham problemas, curioso o empenho dele agora...
    desculpem a parcialidade mas do cristovao smp me lembro, nem q seja nas festas, mas smp a trabalhar e o pessoal da fdl fala mt mal de quem so sabe tirar cervejas mas mts por la passaram e tds gostam a verdade e q pcs o fazem e o puto smp trabalhou od quer q fosse preciso e a fazer o quer q fosse.
    quanto ao rosinha... epah esse gajo nem e candidato pq raio lhe dao tt importancia?! mas ainda assim resta recordar que antes de ter sido vice nd fez na fdl e q n fica nd bem falar tt vez na primeira pessoa... tlv se devesse chamar narciso... embora esse desgraçado n tenha tido um fim bonito...
    enfim... q o circo continue meus amigos.
    mas q vcs ao menos tenham a humildade de saber reconhecer o q n sabem.

    ResponderEliminar
  68. a AAFDL cheira pior que a secçao dos queijos do Feira Nova.

    ResponderEliminar
  69. Sei que o objectivo deste blog é uma discussao entre todas as pessoas que, dentro da nossa Academia, queiram deixar o seu contributo ou opiniao sobre o passado, presente e futuro da nossa Faculdade. Tendo isso em conta, compreende-se que o/os administradores deste blog nao limitem as intervençoes de quem o frequenta apenas as pessoas que se queiram identificar.

    Mas pedia que, ao manifestarem as opinioes que demonstram, algumas, peço desculpa a franqueza, que rondam o absoluto lixo, ao menos tenham a coragem ou a decencia de se identificarem. para que tanto medo?

    ResponderEliminar
  70. a RGA de ontem foi um filme de terror

    ResponderEliminar
  71. há novidades da RGA? já ouvi dizer que houve peixeirada do início ao fim...

    ResponderEliminar
  72. pergunta - edmilson ou ednilson?

    resposta - burro

    ResponderEliminar
  73. Ainda nao recuperei da podridao da rga de ontem.

    Depois admiram-se que os estudantes nao participam na vida academica da FDL...

    ResponderEliminar
  74. Grândola, vila morena
    Terra da fraternidade
    O povo é quem mais ordena
    Dentro de ti, ó cidade

    Dentro de ti, ó cidade
    O povo é quem mais ordena
    Terra da fraternidade
    Grândola, vila morena

    Em cada esquina, um amigo
    Em cada rosto, igualdade
    Grândola, vila morena
    Terra da fraternidade

    Terra da fraternidade
    Grândola, vila morena
    Em cada rosto, igualdade
    O povo é quem mais ordena

    À sombra duma azinheira
    Que já não sabia a idade
    Jurei ter por companheira
    Grândola, a tua vontade

    Grândola a tua vontade
    Jurei ter por companheira
    À sombra duma azinheira
    Que já não sabia a idade

    ResponderEliminar
  75. Francamente, não percebo por que estão tão eriçados - não foi à toa que a anunciaram como uma RGA ordinária.

    ResponderEliminar
  76. esse debate sai ou nao sai?

    ResponderEliminar
  77. Após uma leitura exaustiva deste desfile de opiniões surgiram-me cinco pontos que pretendo referir :
    1 - Sim , Cristovão tira excelentes imperiais e é um rapaz que é de uma simpatia e educação tremendas fora de época eleitoral, espero que me represente. (claro, isto é para ler com algum humor)
    2 - Sem ferir susceptibilidades nem criar o «caos» neste espaço de debate quero dizer o seguinte: Será que eu sou o único a perceber que a Lista B cacica tudo quanto é beto?
    3 - Claramente, a Lista C rima com PSD, não obstante, o Ivan parece-me um rapaz extraordinariamente competente.
    4 - A Lista X tem um excelente candidato(mesmo) pena a malta de quem ele se rodeou.
    5 - Será que alguma das listas vai ter a decência de fazer uma terceira festa da cerveja?

    ResponderEliminar
  78. Como é que eu entro para a tertulia?

    ResponderEliminar
  79. ahaha que riso.

    Haja alguém que tenha percebido que aquele edmilson não passa de um burro estúpido.

    Depois vem um com a letra do zeca afonso...

    agora este pergunta-me como se entra para a tertulia!!!

    Esta fdl precisa de um apoio dos de santa maria!

    ResponderEliminar
  80. A minha questão é como terá sido a reunião da comissão eleitoral ontem? Será que a lista B conseguiu manobrar mais uma vez o "amiguinho" Poças para fazer as coisas como lhes convier melhor?

    Queremos saber novidades das eleições/debate, afinal as eleições são já para a SEMANA!!!

    Cá para mim a lista B, a mais avessa ao debate (vá-se lá saber porquÊ, nao é?)conseguiu tramar as restantes no debate e aquilo vai ser uma grande fantochada!

    Realmente a única lista que ainda não sabemos os candidatos é a lista B, deve ser porque continuam os MESMOS e nem vale a pena mostrarem-se, basta ver os que lá tão ou então... vão chegar umas carinhas novas (poucas, senão perde a graça) para apimentar as coisas, mas nada de inesperado, apenas umas alminhas que já tinham o tacho pendente/prometido ha um ano!

    Queremos ver as carinhas novass! Já sabemos quem são a lista C e a lista X, ou será que nos querem mandar para o fds de lista B, sem sabermos quem eles são, uai, vai e descobre, grande técnica de marketing. Será que este gajo tb as gajas da lista se facilitam para curtirmos com elas, para ganhar uns votos? se for assim, quero ir, (mas não voto neles) ahah

    Para a semana começa a FESTA DA SEDUÇÃO DOA VOTOS, é so sorrisos e tudo malta fixe, bora la

    Fábinho

    ResponderEliminar
  81. Epa Fábinho... Já foste à fdl hoje? É que ainda não ouvi falar em outra coisa sem ser o debate! Se calhar já te informavas antes de vomitares frases ignorantes. E com esse nível também se percebe logo onde é que deves estar espetado mas deixa lá vemo-nos no debate quando tiveres lá a fazer claque para quem te deu o tacho e quando saires todo lixado pk percebeste que o vencedor do debate sai prontinho para ganhar eleições e calar tristes como tu. Quanto ao moderador pergunta ao teu candidato que ele se os tiver no lugar diz-te a verdade!

    ResponderEliminar
  82. já fui sim, e aquela fac dá dó... por ter la pessoas como tu

    ResponderEliminar
  83. Ena, granda festarola que para aqui anda!
    elucidem-me só num aspecto: teem assim tanto medo que a lista b ganhe?
    ou que o dito cacique (esse nome que voces gostam de dar ao interesse genuino pelos alunos que alguns veteranos se dignam a dar, porque sao atentos!) do Daniel ganhe?
    cresçam a apareçam, quem não colaborar com a AAFDL como voz da Academia devia ser proibido de falar ponto

    ResponderEliminar
  84. digo mais, que a AAFDL é a instituição oficial que dá voz aos alunos! e se todas as listinhas e merdinhas estivessem verdadeiramente preocupadas com a faculdade e os alunos, juntavam-se as PESSOAS COMPETENTES que nem são assim tantas numa só e punha-se tudo a trabalhar para o bem comum em vez de andarmos com argumentos fracturantes e fascizóides só porque o tachinho da direcção sabe muito bem e fica bonito num curriculum!

    ResponderEliminar
  85. e vocês são todos uns tapados, que aqui a carta geográfica anda a apoiar o Ivan e a CACICAR contra a lista b (e menos com a x porque a x apoiou a c na rga, nao foi amores?)

    ResponderEliminar
  86. ... são todos tapados, menos tu queres ver? iluminados realmente parece haver uns quantos na FDl. é por isso que aquilo está óptimo.

    Mas de facto só se vê é cacique para este e para aquele contra a lista B. COITADOS, uns desgraçados todos lhes querem mal, injustiçados, pessoas de tão boa índole e inocentes que são...(Lista B) nem tem pessoal que dá "formações" de cacique aos seus apoiantes nem nada...

    já estás como um outro dizia ali para cima, que isto tudo o que fala e tem ideias devia era ser proibido de falar! tudo pela AAFDL. Quem tem ideias diferentes, está contra a AAFDL e a Academia...pensamento alias que já vai as RGA pela boca de pessoas que deviam ter mais juizinho que isso.

    meus ditadores em formação, fascistazitos ;).

    ResponderEliminar
  87. então sugere lá outra maneira de defender os interesses dos alunos, da ACADEMIA, da NOSSA FACULDADE, sem ser através da associação...

    ResponderEliminar
  88. Ha muitas formas de defender os nossos interesses sem ser atraves da AAFDL! VOCES TIREM ME AS VENDAS QUE TEM NOS VOSSOS OLHOS, fazem vos mal!
    A AAFDL nao é tudo, este ano por exemplo, fizeram ZERO POR NOS, a excepçao do menino Joao Ascenso que andou a chamar mentiroso ao Vera Cruz, de resto foi uma associaçao NULA, e ve la se nao acabaste por resolver varios dos problemas que foram surgindo!?
    Acontece que na AAFDL nao so abunda o principio de que "se n estas comigo, estas contra mim" por isso vou te purgar, como tb tens aquela do "os alunos q venham ter com a AAFDL"... a aafdl so vem ter connosco em epoca de eleiçoes, ai é so sorrisos, abraços! sao eleitos e que se fodam os alunos q eu ja tenho o meu tacho, e estou acima de toda a gente.

    ResponderEliminar
  89. "e se todas as listinhas e merdinhas estivessem verdadeiramente preocupadas com a faculdade e os alunos, juntavam-se as PESSOAS COMPETENTES que nem são assim tantas numa só e punha-se tudo a trabalhar para o bem comum em vez de andarmos com argumentos fracturantes e fascizóides só porque o tachinho da direcção sabe muito bem e fica bonito num curriculum!"

    SUBSCREVO A 100% ISTO!

    ResponderEliminar
  90. epa diz la a merda que quiseres, mas nunca vais ter um Presidente da AAFDL como o João Ascenso!

    H

    ResponderEliminar
  91. acho engracadas estas bocas tdas, mas faze-las no sitio certo n foram capazes (ou então nao foram à mesma rga q eu).

    ResponderEliminar
  92. ao comentario das 00:34 . . . para a merda que concorre este ano nao é dificil! Um é um vira casacas, o outro nao sabe falar, e o outro é um egoista que nunca deixara prejudicar a sua media por AAFDL nenhuma

    ResponderEliminar
  93. Olá a todos.
    Desculpem não responder em anónimo mas gosto de ser original e vou assinar.

    É francamente triste que as pessoas se preocupem mais com as listas e "quem é pior que o vizinho" e não com a defesa material do interesse dos alunos - expressão disso foi a rga ordinária estar mais que cheia e as antes dela estarem vazias...
    Ademais, a AAFDL é o veículo por excelência para defender os interesses da Academia - mas cada um pode fazer muita coisa, e faria certamente mais se não estivessem só a criticar confortavelmente sentados.
    Perdi muito tempo a ler estes comentários, tempo de mais em que podia estar a estudar, e a única coisa que tenho a dizer é que os caloiros empenhados como o Miguel da Lista X é que têm razão, independentemente da lista que sejam... Sou da Lista B, mas não é o facto de alguém ser das outras que o torna menos capaz!!
    Passem menos tempo a insultar e mais a fazer, e então se calhar não haveria tantas queixas a apontar, quer seja na AAFDL ou no MAPA ou noutro sítio qualquer, cada um com o que pode e garanto que isto avançava bem mais depressa...

    Anónimo das 10:23, eu fui à RGA e também me levantei contra muita coisa, chocando até e em parte com o Edmilson (que é meu amigo pessoal). Menos cacique e mais acção, é o que é preciso.
    Anónimo das 18:53, 18:05 e 18:06 - não nos termos exactos, mas concordo mais que perfeitamente contigo, no teu comentário das 18:05.

    Beijinhos a todos, e a título postivo: é MUITO refrescante ver tanta gente interessada em fazer as coisas funcionar na faculdade!

    ResponderEliminar
  94. - o mapa agora serve de cacique -

    ResponderEliminar
  95. Amigos.... João Ascenso? Quem é esse pequeno comparado com os presidentes que já lá houve? Enfim, ponham-se a pensar (pela propria cabeça) e deixem-se de andarem a cheirar o cú uns aos outros a procura do lugarzinho.

    Eu também não punha as mãos no fogo pelas novas gerações, mas de certeza que já anda pela FDL pessoal bem melhor que o Ascenso ou até que o Manuel ou o outro João .... É preciso é deixar de andar atrás dos meninos, dos amigos e andar a recrutar os mais capazes para formar lista. Isso sim.

    ResponderEliminar
  96. Querem saber quem é o anónimo que vem para aqui dizer mal? 3 passos:

    1. vejam a hora dos ultimos comentários.
    2. lembrem-se que a lista c àquela hora estava no urban beach
    3. lembrem-se que a lista b àquela hora estava na areia branca
    4. procurem no programa da lista x na segunda feira o vosso anonimo.

    ResponderEliminar
  97. Dedutor:
    Há, com certeza, anónimos das várias listas a dizer bem e mal das outras. Não é só a X ou só a C ou só a B. São todas.
    E o anónimo da 01:31 não é necessáriamente da X só porque as outras estavam ocupadas. Basta ser um dos que não pôde ir. No entanto, toda esta discussão é irrelevante visto que ele nem disse algo por aí além.
    Pessoalmente gosto do João Ascenso, acho que foi dos poucos que vi trabalhar este ano, e sempre foi impecável comigo, mas não o posso comparar com outros Presidentes da AAFDL que tivemos.

    E sim, sou da Lista X, o que não invalida as minhas opiniões, ou as dos outros. A academia é a mesma, os problemas são os mesmos. Cada lista tem o seu programa para acabar com ele, independentemente de ser possível haver um melhor outro pior, os objectivos são, ou deviam ser, os mesmos para as três. Melhorar as qualidades de ensino para os alunos e defender os interesses dos mesmos.

    PS: Sim, eu assino.

    ResponderEliminar
  98. desde quando é que o pedro saraiva e o gonçalo carrilho sao grandes amigos como diziam la para cima?

    a serio, nao mandem coisas para o ar que nao fazem ideia. sou do grupo de amigos do saraiva, e acreditem que ele nao é grande amigo dele. como metade da FDL, conhece-o e fala com ele pelos corredores. com quem é que ele nao fala afinal?

    e nao, nao estou a dizer isto para defender a lista X até pq sou C.

    cumprimentos,
    Ana

    ResponderEliminar
  99. Voces sao realmente um rir

    Este blog bate o BERRO aos pacotes.
    Espectaculo!
    Assim vale a pena tentar estar dentro da vida academica, para lermos dialogos destes.
    Isto nao é uma critica mas um elogio! Parto os coquinhos a rir a ler isto tudo.

    Continuem, assim chegam la! e se nao chegarem... ao menos proporcionaram-nos momentos de boa disposiçao

    ResponderEliminar
  100. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  101. Dizia eu: tanta merda nos idos de Março para em Julho estarmos todos na mesma: na merda.

    ResponderEliminar