terça-feira, 9 de março de 2010

Feedback

Após lançarmos o repto para o debate inter-Listas e, de este ter recebido o aplauso e incentivo da comunidade estudantil vimos por este meio divulgar as respostas que nos foram apresentadas:

1- A Lista C tendo sido a primeira a responder aderiu prontamente á ideia, mostrando-se disponível a 100% para participar nesta iniciativa.

2- A Lista X, de igual forma, mostrou-se completamente receptiva à proposta, mostrando pronta disponibilidade.

3- Por sua vez a Lista B, começou por questionar as intenções do MAPA. Ao qual o Movimento respondeu que o mesmo consiste num movimento alternativo, como o próprio nome indica, independente de listas e que tem na sua génese o objectivo, entre outros, de funcionar como elo de ligação entre os órgãos da faculdade e os alunos na tentativa de, desta forma, suscitar o interesse dos mesmos para as questões que lhes são próximas. O MAPA foi surpreendido com a inferência: “se não apoiam as listas estão contra as listas”!

O Movimento, perante tal acusação, defendeu-se alegando que não é necessário integrar a AAFDL para defender os interesses do Alunos; que as formas de o fazer não se esgotam na Associação de Estudantes; que existe espaço para a actuação estudantil fora desta estrutura, e ainda bem que assim o é. É no interesse e na qualidade de cada um que está a solução para todos.

Após acesa discussão sobre a “ ideologia” em que o MAPA pela Lista B é conotado, acusações de parcialidade (!) e falta de idoneidade (!), baseadas em relações meramente pessoais e académicas com membros das várias listas (o que se revela perfeitamente razoável uma vez que a atribuição das subturmas é aleatória e atendendo à existência do direito à liberdade de expressão de cada pessoa enquanto ser humano que merece ser salvaguardado) o MAPA requereu uma resposta concreta ao convite feito obtendo a seguinte: “a Lista B não reconhece legitimidade nem idoneidade ao MAPA para moderar um debate entre listas” e “vocês não passam de alunos individuais que vem para aqui como arautos de moralidade”, com a ressalva de tal afirmação não ser levada à letra, claro!

Concluindo, a Lista B só aceitaria a realização do debate se a Comissão Eleitoral moderasse o mesmo e não o mapa ou qualquer outro movimento/aluno. O MAPA reserva-se o direito de questionar se a moderação do debate integra as competências da referida comissão, as quais se encontram no Artigo 64º. dos Estatutos da AAFDL (2009).

No decurso do diálogo encetado pelo MAPA com a Lista B sobre o debate esta veio impor condições de forma pouco adequada e pouco humilde, o que o MAPA não tolera, não aceitando que se menospreze outras formas de organização estudantil que não a Associação Académica.

Por fim, e depois de nos termos reunido com as restantes listas para nos inteirarmos do seu programa, com o objectivo de realizar uma melhor apreciação e consequente crítica construtiva do mesmo, da nossa parte (a fim de a divulgar), mais uma vez a Lista B nos disse que devido á já tão repetida falta de legitimidade e idoneidade do Movimento, a única forma de conhecermos o seu projecto será participando das suas RGL’s, lendo as suas revistas semanais, e através de encontros acidentais pela faculdade. O que consideramos lamentável.

O MAPA defende-se, afirmando que sempre tratou de forma igual as Listas: repudiando, assim, acusações de parcialidade. E, se é verdade que a legitimidade do MAPA não se funda em votos como arguiu a Lista B, é também verdade que a legitimidade do MAPA se funda na liberdade que cada um de nós tem de reflectir e criticar construtivamente o que nos rodeia, seja individual ou colectivamente.
Não obstante tudo o que já foi dito, o MAPA entende que todos os esforços devem ser feitos para obter a adesão de TODAS as Listas ao debate – visto tal fundar-se no supremo interesse dos alunos – e é nesse sentido que iremos trabalhar.

O MAPA aproveita também para agradecer ao colega Armando Rosa, também presente na atribulada reunião, pela consideração, atenção e disponibilidade demonstrada perante os elementos do MAPA.

43 comentários:

  1. Pois, mas o que esperavam de uma lista que está no poder há imensos anos e que já criou vícios?
    A faculdade só perde com a falta de verdade e transparência da aafdl e dos actuais dirigentes...uma vergonha! Mais uma vez não entendo o medo exagerado da Lista B (antiga lista A) de mostrar o seu real sentido à frente da AAFDL! Eu própria fiz algumas perguntas directas aos actuais dirigentes e nunca me foram respondidas de forma verdadeira...é lamentável! SG

    ResponderEliminar
  2. eles "baterem-se por nós" batem, mas debater que é bom tá quieto

    ResponderEliminar
  3. Cheira-me que alguém está com meeeedo!

    O Presidente da B não se aguentaria num debate mais de 5min, Quem dá mais? xP

    ResponderEliminar
  4. Momento da Lista B: Um dia vou crescer e tornar-me um candidato decente. Um candidato que não tenha medo de debates e que não acuse movimentos, que até à data têm tido uma postura correcta, de "falta de idoneidade" e parcialidade.
    Hoje não é esse dia.

    ResponderEliminar
  5. Xanoca vai Xonar que discursar não é para ti.. aproveita e leva o cão contigo.Torna-te Homem.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Obviamente que há um tratamento igual, cá para mim tanto se lhes dá como se lhes deu quem ganha, essas duas listas mostraram um comportamento digno de futura aafdl... com coragem, frontalidade e sem subterfúgios...
    Isto está muito pior que se poderia imaginar

    AS

    ResponderEliminar
  8. O mapa devia era fazer um debate entre as duas listas que aceitaram

    E ignorar a outra armada em importante só porque já está no PODER

    Isso é que era de homem

    João

    ResponderEliminar
  9. ya, agora tiveram mesmo bem. A lista B nem parece que está em campanha, parece que já ganhou, tem uma atitude muito pouco humilde para quem quer conquistar votos. Ou será que está assim tão convencida que a vitória está garantida?

    ResponderEliminar
  10. este blog da brutalidade, enfim.. uma cópia barata do mapa e uma tertúlia solitária.. haja originalidade!!

    Ass: Delicadeza

    ResponderEliminar
  11. É uma vergonha assistir aquilo em que se tornaram os comentarios deste blog. Os Administradores deviam proceder a remoção de alguns destes comentários

    ResponderEliminar
  12. o MAPA pede desculpa ao Anónimo que comentou esta Mensagem a 8 de Março de 2010 20:02, por lapso, o seu comentário foi eliminado.

    ResponderEliminar
  13. ainda bem que já foram removidos. mapa, desejo-vos muita força, porque agora se meteram com o bicho agarrado ao poder, eles vão fazer tudo para vos jogar abaixo; porque quem tem o poder nunca o quer largar e faz de TUDO, mesmo TUDO para o manter, como nos ensina Maquiavel, no "Príncipe".
    Peço-vos agora que isto vai aquecer, contem tudo, as ameaças que forem alvo, as cabalas, tudo, continuem com coragem de expor os podres dessa gentinha.

    Mapa os alunos estão contigo!!

    Estão fartos desta gente que só sabe fazer promessas para conseguir os nossos votos, para depois não fazer nada.

    Catarina Simões L. S.

    ResponderEliminar
  14. A Catarina Simões está a falar de quem?

    ResponderEliminar
  15. O MAPA divulga um comunicado em que diz ser um movimento alternativo e independente, no entanto, entra no jogo eleitoral tecendo acusações à lista B. Não é imparcial e qualquer tentativa para o mascarar saiu hoje gorada.

    O MAPA divulga um comunicado com 14 erros gramaticais em 45 linhas, o que dá à volta de um erro a cada 3 linhas.

    O MAPA...

    ResponderEliminar
  16. acho que é uma questao de tempo até que este ultimo comentario (acima) seja removido pelo mapa, tal como foi feito a muitos outros que ''criticavam'' o mesmo. apela-se muito á transparencia mas depois há isto. (será que alguem vai ter tempo de ler este comentário antes de ser também removido?)

    ResponderEliminar
  17. ups, parece que já li o teu comentário antes de ser removido por ti.. esquece tu não vais remover, para isso tinhas de ter adquirido bom senso.

    Força, mapa! deram a cara, tentaram ir contra poderes instalados, agr é só levar porradaaaaa

    ResponderEliminar
  18. voces nao devem ter lido ainda o conteudo SUJO do blogzinho da brutalidade...

    aquilo nem se trata de criticar. trata se de descer ao nivel das barracas

    Joana

    ResponderEliminar
  19. pede-se o favor de arranjar alguém com cérebro operacional para dirigir uma lista para aafdl.. será possível?

    ResponderEliminar
  20. se qeremos vir para aqui fazer disto um circo, discutir o qeq o daniel reis fez ao armando rosa ou o qeq o gilberto significa na lista A ou C, epa isto deixa de se tornar serio.
    Nao temos todos de ser adeptos do mapa nem temos todos de gostar da AAFDL, das listas, dos debates ou da merda q seja!
    agora pudemos tods tentar ter uma discussao construtiva.

    O mapa atacou a lista b! teve motivos? se tudo o q o mapa afirma é verdade, entao calculo q os tem. Se nao, e a maioria de nos acreditou, devemos ter razoes pra isso.

    Estas listas sao todas uma sujidade que nao tem tamanho. so esquemas... MEUS CAMARADAS ISTO SE CHAMA POLITICA! podres todos nos temos. apenas nngm sabe.. ate qerermos concorrer pra uma associaçao ou coisa q se pareça!

    Nem a B nem a C nem a X nem o mapa vao resolver coisa nenhuma! a fosse em q estamos é um poço sem fim. bem vindos ao resto das vossas vidas

    ResponderEliminar
  21. nao resolve so teres um presidente de lista com cerebro operacional! tu precisas de ter tambem uma direccao de lista, um conselho, que saiba o que esta a fazer! e é por isso q nenhuma das listas, ate agora, resolve! se calhar se tirassemos o excesso, se os meninos deixassem de andar a porrada entre si para verem qual é que fica com o melhor tacho, talvez pudessem chegar a um consenso e formar uma UNICA lista a nossa AAFDL, com pessoas que pensam e que sabem o que estao a fazer, ou que pelo menos tentam la chegar.
    Afinal, estes tres presidentes de listas a certo ponto estiveram todos juntos na lista a ou pelo menos na AAFDL! se conseguiram entao, pqeq nao hao de conseguir agora? Por minha vontade, votavamos o presidente, mas a direccao seria fixa, com os melhores que ha na nossa academia! JA chega de grupos que nao sabem funcionar.

    Pena que o poder é que comanda os povos.
    Peninha!

    PS- quanto ao mapa, ja nada me surpreende. o virus do poder é contagioso.

    Maria Silva

    ResponderEliminar
  22. Mas é mesmo Maria, é por isso que têm insistido com o MAPA para se candidatar tbm à aafdl como lista, mas felizmente este aprovou nos seus estatutos esta impossibilidade e tem-se mantido fiel aquilo em que acredita.

    Concordo contigo uma lista que juntasse todos os que valem a pena em cada lista é que era o melhor para todos. Mas assim não haviam tachos para todos os que o desejam.

    Ana

    ResponderEliminar
  23. Ana, no teu entender quem são os que se aproveitam? são os teus amigos? ou são candidatos com nomes que conheces pela sua competencia visto teres acompanhado o trabalho deles?

    ResponderEliminar
  24. E quem sao os competentes?! Diz lá 4 nomes de cada uma das 3 listas. 4x3=12 dá mais ou menos uma direccao...

    ResponderEliminar
  25. http://abrutalidade.blogspot.com

    Este comentário será auto-destruído em 10 segundos.

    ResponderEliminar
  26. Opa es um nojo... o teu blog é rasca, e vens pro blog dos outros so pra poderes aparecer. cresce

    ResponderEliminar
  27. Vamos la a por os pontos nos izinhos meus caros. O MAPA é parcial? TODA A FACULDADE NESTE MOMENTO É PARCIAL! ainda nao começou OFICIALMENTE a campanha, mas ja toda a gente tem uma ideia feita na sua cabeça neste momento sobre que lista gosta ou desgosta. vamos dizer as coisas como elas sao! neste momento, nem o Vera-Cruz é imparcial (se é que foi algum dia!)

    ResponderEliminar
  28. Epá não sou de comentar estas merdas.. mas já devo andar na faculdade há tanto ou mais tempo do que alguns de voces que aqui andam.. e estando vcs numa faculdade de direito, sabem perfeitamente que estes debates, por muito boa intencao que se tenha - e n estou aqui a por em causa nada disso - nao sao promovidos pelo MAPA, por movimentos alternativos. N esta previsto, simplesmente n esta. E as tantas se o queriam fazer deviam falar com as 3 listas e apenas propor.. sendo que na altura correcta divulgariam tal proposta aqui na net.. Acho que a vossa abordagem nao foi inteligente.. Talvez por falta de experiencia, talvez por ansia de querer fazer qualquer coisa e com isto nao estou a criticar, tambem ja eu me senti assim, mas ha coisas que nao se podem contornar. Tenho que apontar o facto de quererem saber os programas antecipadamente.. Se a Lista A ou Y vos permitiu acesso aos mesmos, nao sei.. pelo que li parece que sim, mas nao podem criticar ninguem por nao o fazer, n´e? Pensem bem por muitas boas intencoes que tenham, pq e' q iriam ter acesso a informacao q o resto dos alunos so irao ter daqui a algum tempo? Isso seria uma violacao do principio da igualdade, n? N vos estaria a dar uma visao priveligiada para o voto por exemplo em relacao a mim, mera estudante de 4º ano? E finalmente,se nao sao nenhuma lista, se nao sao parciais.. pq e q hj estava no bar e qd li aquilo pareceu-me exactamente o oposto do que dizem? Desculpem-me a franqueza, e eu sempre li atentamente tudo o que diziam no fb, e achava piada, etc etc, mas hj percebi q as tts n sao so uma data de alunos fartos da porcaria que se passa na faculdade, uma data de alunos atentos que partilham muitas frustracoes incompreensiveis naquele pseudo estabelecimento de ensino, e foram muitas vezes voces que me fizeram sentir que n estava sozinha! Depois vejo aquela folha, aquelas criticas, o vosso nome, uma imposicao brutal, um apontar o dedo, o escolher nomes.. Desculpem, eu gosto de voces, mas falharam aqui.. a direcção é esta, mas o caminho não é este.

    ResponderEliminar
  29. É a primeira e provavelmente última vez que vou comentar neste espaço.

    Antes de mais, quero dizer que subscrevo totalmente o que a "anónima" do último comentário escreveu.

    Meus senhores, a Academia quer queiramos quer não, está dividida. Nunca, nos meus tempos de FDL (e esta é a minha 5ª matrícula) notei uma divisão tão fragmentada. Uns apoiam a Lista B, outros a X, outros a C, outros nenhuma, e outros apoiam "isto".
    A Lista A, quero recordar, independentemente de todos os vicios que já lhes apontaram enquanto direcção da AAFDL - e que com uns concordo, outros não, mas não importa para o caso - sempre apelou para uma participação activa do resto da Academia na luta pelos direitos dos estudantes. Sempre que havia uma RGA a publicidade à mesma era feita, os estudantes eram convocados, e quantos de vocês apareciam?! Se calhar nenhum, ou quase nenhum.

    Agora, finda a Lista A - e convem referir que a Lista A, de facto, extinguiu-se ao contrário do que vocês apregoam - aparecem 30 mil facções insatisfeitas com uma atitude revolucionária, numa verdadeira "abrilada" quando metade destes revolucionários desconhecem por completo as vicissitudes que afectam o nosso curso, a nossa faculdade, e ficam-se pelo "bota-abaixo" fácil e constante.

    Não é disso que a Academia precisa. A criação do MAPA é, de facto, de salutar enquanto voz activa na academia. Agora, vocês são realmente, o quê? Não vos cabe um papel de justiceiros ou moderadores do que quer que seja. As portas da AAFDL sempre estão abertas para quem quer trabalhar. Nunca ninguém foi barrado à porta. Agora, vocês neste momento infelizmente parecem uma espécie de Tertúlia de Mal Dizer, que já deixou a imparcialidade perdida pelos corredores da nossa Casa.

    A Lista B, C e X são 3 projectos distintos, movidos por estudantes preocupados com a Academia. Independentemente de apoiar uns e não apoiar outros, há que dar o crédito ao facto de vários grupos estarem a apresentar ideias concretas para uma Academia melhor. Vocês são o quê? Uma espécie de Livro das Reclamações com voz? Uma espécie de oposição dita saudável que para aqui anda?! Sinceramente, depois de hoje, deixei de saber realmente o que vocês são.

    A Lista B disponibilzou-se para um debate, mas um debate sério, organizado, moderado por uma comissão eleitoral competente. Não é por um grupo de meninos que agora só porque têm meia dúzia de seguidores no facebook - e olhem que eu sou um deles - que tem de repente a legitimidade para exigir o que quer que seja e reclamar se não lhes forem concedidos os caprichos e desejos.
    Se não isto um dia é uma rebaldaria!! Agora de hoje para amanhã, eu resolvo criar um Movimento novo qualquer, crio um facebook ou um blog e pronto, passem a ter-me em conta como um "lobbie" importante na FDL.

    Tenham noção de uma coisa, importantes, somos TODOS, TODA A ACADEMIA. A voz da Academia, por sua vez é a ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA. Logo, se vocês querem ser parte da Luta pela Academia, apresentam um projecto, ou apresentem-se à porta da AAFDL amanhã (pois este mandato está a terminar mas ainda está a ser feito trabalho), arregaçem as mangas e ofereçam a vossa ajuda, o vosso conhecimento, o vosso trabalho!!

    A Lista B, C e X irão apresentar as suas ideias à Academia, cada uma a seu tempo, e no fim essas ideias serão sufragadas por todos nós, vocês incluídos. Agora, vocês não têm qualquer legitimidade para exigir essas ideias quando querem. Logo, já que não querem ser parte activa na apresentação de um projecto à academia, limitem-se a fazer como todos os alunos e a esperar pelas ideias de forma a tomarem uma decisão consciente na hora de votar.

    João Miguel Vaz Tudela, aluno nº16050

    ResponderEliminar
  30. Foram as listas que propuseram ao MAPA a apresentação do projecto e não ao contrário.

    ResponderEliminar
  31. Concordo em muito do que os colegas acima referiram, mas tenho apenas uma coisa a obstar.

    É comum estarmos constantemente a queixar que esta geração, a nossa geração é passiva, inerte, sem ideologias, só interessada em buscar o seu "tacho" porque existe muito desemprego por ai fora. E quando aparecem uns miúdos (sim miúdos, apesar de alguns serem mais velhos, estão pela segunda/terceira matricula na FDL)a tentar fazer algo, sem utilizar os ditos "lobbies" que todos anseiam, a tentar fazer alguma coisa (mesmo sem saber bem o que), a mexer-se, a abdicar de tempo bastante precioso para fazer outras coisas que todam gostam ou não, como estudar. A tentar juntar os alunos da Academia (como um dia já tiveram juntos no pós-25 de Abril), consciente do peso historico-ideológico que a nossa FDL traz na alma (muitas vezes esquecida) cai-lhes tudo em cima, em vez de os ajudar e juntarem-se a eles! Porque parece-se que isto surgiu para ser para TODOS, apesar de por vezes existir mais oposição (e não ao que devia mesmo haver) do que contributo efectivo. Sim, este movimento precisa da nossa ajuda, mais velhos, mais novos, todos. Não acredito que esteja contra as listas, mas acredito que exija respeito (quer quanto alunos, iguais a todos, quer pelo esforço que muitos não tem de ir em buscar de algo, correr atrás); admitamos, quer gostemos quer não, é preciso coragem!

    Outra coisa é certa, a nossa Academia é enorme, os problemas são infindáveis, está mais que provado que a aafdl não consegue fazer tudo sozinha (ou porque alguns não acreditam nela ou porque é humanamente impossível chegar a todo o lado), porque não aproveitar esta ajuda, em vez de na primeira situação de contacto atacar com pedras e insultos para longe esta ajuda, que pode ser muito útil, se tratada com respeito. Percebo que exista medo, obviamente, desde os Descobrimentos que o desconhecido assim o provoca frontalmente, está na natureza do Homem, mas não seria melhor primeiro tentar conhecer e só depois atacar (ou afastar com diplomacia)?

    Num tempo que todas as ajudas são preciosas e os votos valem ouro, com a campanha a chegar, depois de ler o comunicado de ontem sugiro que as partes se recomponham, pelo que li (e acredito ser verdade) penso que a lista B se devia desculpar pela forma pouco digna e agressiva como tratou estes alunos, iguais a todos os outros, que os tentaram procurar para tentarem prosseguir um fim comum, um debate. Quanto ao Mapa, deveria tentar novamente uma aproximação à lista B (mesmo eles não estando interessado, no final isto é para um fim digno e eles vão concorrer às eleições) e pacificarem as relações. Percebo as atitudes de parte a parte, completamente, só acho que é enquanto lista que se dá o exemplo, lista B mostrem que não metem os alunos, sejam eles mais activos ou passivos, mais críticos ou fieis seguidores, mostrem-se confiantes, e é assim que se ganham eleições.

    Espero que esta querela tenha vindo por bem, penso que existem muitas pessoas válidas para ingressar este movimento, só esperar que apareçam efectivamente. Como eu estou a parecer lentamente...

    ResponderEliminar
  32. Meus caros, por que é que comentam fazendo suposições?

    ResponderEliminar
  33. Caros Mapas,

    sou um leitor recente pelo que, se fosse possivel, gostaria que me apresentassem meia dúzia de ideias concretas/sugestões/propostas para melhorar o que vai mal para eu perceber melhor os vossos ideais.

    ResponderEliminar
  34. e o circo continua.... (até parece que alguma coisa haveria de mudar!!lol) Sara Senna ex-aluna da FDL

    ResponderEliminar
  35. Boa noite a todos,

    Antes de mais, gostava de agradecer todos os comentários. Rigorosamente todos. Enfim, fora os que ofendam seja quem for - esses terão sempre de ser apagados.

    Passando agora ao comentário em si, começo por alertar que esta é a minha opinião pessoal e não enquanto membro do MAPA.
    Começando pelo fim, gostava de dirigir uma palavra a Sara Senna, é com muito gosto que se vê os ex-alunos da Faculdade a demonstrarem interesse na mesma. Um muito obrigado (se me permite um aparte, desejo muita sorte na vida profissional) e gostaria de a incentivar a participar mais vezes, creio que seria muito interessante e enriquecedor.

    Quanto ao comentário anónimo feito as 16:23, como é recente pelo nosso blog aconselhava a ler os primeiros posts do MAPA, em especial, os comentários aos mesmos donde poderá retirar alguns problemas e soluções - apontados pelo MAPA e por comentadores individuais. Afinal de contas, este blog não pretende ser um espaço onde o MAPA simplesmente toma posições, aponta problemas, soluções ou ideias, mas, acima de tudo um espaço onde se crie uma discussão construtiva acerca dos temas. Bem, que acaba por ser um dos grandes défices da nossa FDL, a falta de discussão estudantil. Aí tens um problema, a sugestão, estamos nós a usar.

    Quanto à nossa ideologia, ao que nos move: motivar os alunos à participação, motivar os alunos a procurarem o esclarecimento - e a que este lhes seja prestado; proporcionar o debate de ideias; em suma: motivar os alunos a envolverem-se na Academia.
    Quanto a medidas/sugestões/soluções, isso depende sempre das situações e problemas concretos. E para mais, estamos numa altura particular - pré campanha/campanha, enfim. Assim sendo deve o MAPA influenciar o menos possível, embora isso seja extremamente difícil – pois joga com o interesse dos alunos.

    No presente, o importante é que os candidatos à AAFDL façam o seu melhor na elaboração de bons programas (propostas sérias, verdadeiras e exequíveis), que esclareçam os alunos acerca dos mesmos e assim, levem os alunos a votar.

    De resto, que esta fase passe rápido, sem incidentes nem problemas, eque a próxima Direcção tome posse e se recomece os trabalhos. Trabalho este desenvolvido por todos em conjunto: alunos e AAFDL

    Peço desculpa por alguma gralha,

    Os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  36. Pedro Pires

    e bom verte tratar por voce os ex alunos. mostra respeito. e pena e q ela tenha a tua idade e q enquanto esteve na fdl fez sp parte daquilo q tanto criticAAAAAs

    ResponderEliminar
  37. Boa noite,

    Bem, não sei a idade da pessoa em questão, mas mesmo no caso de ter a minha idade não tenho nenhuma relação com ela - muito menos uma que me permita não o fazer. Tento respeitar todos, sempre, independentemente de pertencerem ou não, defenderem ou não coisas ou ideias que eu critico/não acolho.

    Bem, mas recebo isso como um elogio e agradeço.

    Os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  38. as pessoas até vão fazer fila para, quando o cristovao colombo perder as eleições, puderem apontar e rir se na cara dele. cris, tens sempre um empregozinho numa tasca a sacar jolas! isso sim fazes tu bem! é a tua maior aptidão.

    ResponderEliminar
  39. loooool, o pior é que é mesmo isso, no fundo, toda a gente na FDL sabe que ele só sabe tirar jolas (e mal..)
    parvalhão

    ResponderEliminar
  40. Teem assim tt medo q a lista b ganhe?

    ResponderEliminar
  41. Temos e tambem devias ser, estes charlatoes ja metem nojo, afinal é o nosso dinheiro que eles andam a desviar!

    ResponderEliminar
  42. qnd o q aqui é dito é simplesmente criticar o trabalho ou ausencia dele é uma coisa.
    qd se lancam suspeitas dessas, a coisa ja se torna mais grave e inadmissivel. se tens alguma coisa a dizer, tiveste a oportunidade de o fazer na 2a feira na rga, no relatório de contas.
    cm estudante de direito q seras, tens ainda a tutela jurisdicional q entender.
    se simplesmente lancaste isso para o ar pq te apeteceu e n sabes do q falas, mais valia teres ficado calado.

    ResponderEliminar